07 de agosto de 2024
Mundo

Menos de dois dias após tremores em Taiwan, terremoto de grande magnitude atinge México; veja vídeo

A catástrofe, de 7,6 na escala de Ritcher, danificou diversos prédios, provocou quedas de energia e fez com que moradores deixassem suas casas
Catástrofe acontece praticamente no mesmo dia em que outros terremotos atingiram país em 1985 e 2017. (Foto: reprodução)
Catástrofe acontece praticamente no mesmo dia em que outros terremotos atingiram país em 1985 e 2017. (Foto: reprodução)

Menos de 48 horas após tremores serem registrados em Taiwan, na Ásia, um terremoto de grande magnitude atingiu o oeste do México, América central, nesta segunda-feira (19), deixando vários feridos e, pelo menos, uma pessoa morta. A catástrofe, de 7,6 na escala de Ritcher, danificou diversos prédios, provocou quedas de energia e fez com que moradores da Cidade do México deixassem suas casas em busca de segurança. Veja vídeos abaixo.

O tremor, segundo informações de veículos do país e do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), foi registrado pouco depois das 13h no horário local, próximo à costa oeste e perto da divisa de Michoacán com o Estado de Colima, onde fica a cidade de Manzanillo. Ainda segundo dados, o terremoto, aconteceu em profundidade similar a de Taiwan, cerca 15km da superfície.

Além disso, o centro de alertas de Tsunamis do Pacífico dos EUA chegou a emitir um alerta de tsunami para algumas partes da costa mexicana, dizendo que havia a possibilidade de ondas entre 1 e 3 metros acima do nível da maré. Casos chegaram a ser registrados após os tremores.

Após o ocorrido, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, confirmou, durante um pronunciamento, a morte de uma pessoa na cidade de Manzanillo, costa do Oceano Pacífico, após o desabamento de uma parede em uma loja. Já a prefeita da Cidade do México, Cláudia Sheinbaum, disse que não houve informações sobre grandes prejuízos na capital após os tremores.

Apesar de não ter sido devastador, o terremoto aconteceu, coincidentemente, no mesmo dia em que outros tremores sacudiram o país nos anos de 1985 e 2017. Coincidentemente, pois a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) informou não haver explicação científica para a ocorrência de três grandes terremotos no mesmo período. A tragédia de 85 matou milhares de pessoas e outras 350 morreram no terremoto de 2017.


Leia mais sobre: / / / Mundo

Comentários