16 de dezembro de 2024
Notícias do Estado

Membros da Academia Goiana de Letras homenageiam Goiânia

Acompanhados do secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, e do secretário estadual da Cultura, Edival Lourenço, um grupo de imortais da Academia Goiana de Letras esteve no Paço Municipal na manhã desta quarta-feira, 3, para uma homenagem aos 86 anos de Goiânia. Os acadêmicos se reuniram com o prefeito Iris Rezende, que recebeu duas placas alusivas ao aniversário da capital. O evento faz parte das ações comemorativas que ocorrerão durante os 31 dias do mês do aniversário da cidade.

Para a presidente da Academia Goiana de Letras, Leda Selma de Alencar, a visita ao prefeito Iris Rezende tem um sentido especial, já que a comemoração dos 86 anos de Goiânia se confunde com a comemoração de 80 anos da Academia, fundada em 1939. Segundo ela, a cultura goianiense tem um papel fundamental na construção e progresso da cidade e do seu povo, por ser um instrumento de aperfeiçoamento da sociedade.

“Sinto-me extremamente gratificada de fazer parte da história cultural de Goiânia. A cultura teve e tem um papel fundamental no aprimoramento da nossa sociedade. Ter a oportunidade de representar a Academia Goiana de Letras nesse evento, junto ao prefeito Iris Rezende, é algo que me orgulha e me realiza”, afirma. Leda Selma é a segunda mulher a presidir a AGL desde a sua criação.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, que também é membro da AGL, por ter nascido sob a égide de um batismo cultural, a capital sofreu uma grande influência das diversas correntes culturais, e essas experiências, cultural e coletiva, acabaram sendo sintetizadas em Goiânia, consolidando uma das mais ricas culturas do país.

“Com o crescimento da cidade e sua expansão, Goiânia recepcionou outras culturas e tradições, mas tudo isso veio para ampliar conhecimentos, o que faz da capital goiana uma cidade plural, rica culturalmente e muito gostosa de se viver”, explica.

Para o prefeito Iris Rezende, as homenagens recebidas dos imortais da Academia Goiana de Letras tem um significado ímpar, uma vez que a história sobrevive especialmente pelo trabalho de homens e mulheres que a retratam em suas obras, que são eternas.

“São as ações destes homens e mulheres que sustentam o sonho de Pedro Ludovico, que há 86 anos idealizou e construiu a nossa capital, e, com a história contada por suas obras, fazem a Goiânia de todos nós. Sem a cultura, o presente não se sustenta no futuro, de forma que é uma grande honra para mim dividir esse momento com tão valorosos companheiros”, disse.

Até o dia 31 de outubro, uma série de eventos artístico-culturais, esportivos, mutirões, desfile cívico, exposições de arte, festival de artes cênicas, lançamento de livros e show sertanejo com a dupla João Neto e Frederico vai marcar as homenagens ao 86º aniversário de Goiânia. As ações serão realizadas pela Prefeitura de Goiânia em parceria com a Universidade Federal de Goiânia (UFG) e com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).


Leia mais sobre: / / / / / Notícias do Estado