O Goiás está de volta à série A do futebol brasileiro, e com louvor. Em 36 rodadas disputadas até o momento o alviverde conquistou 22 vitórias, oito empates, e só foi derrotado em seis oportunidades, todas fora do Serra Dourada, assim o Verdão é a única equipe que está invicta em casa na Segundona. Um aproveitamento de 68,5%!
Apesar de ter se consolidado neste último sábado, 10, o retorno do Goiás a elite começou a ser conquistada ainda em dezembro de 2011. A diretoria esmeraldina, em conjunto com o técnico Enderson Moreira, planejaram passo a passo a temporada 2012, escolheram a dedo os jogadores que julgam certos para o momento vivido pela equipe, e também com a limitação financeira do clube.
Um campeonato goiano avassalador, campeão de maneira inquestionável. Encarou gigantes na Copa do Brasil, foi o primeiro time a vencer o Atlético-MG na temporada, passou pelos mineiros, jogou de igual para igual com o São Paulo, mesmo tendo sido eliminado pelos paulistas.
O início no Brasileiro não foi bom, na estreia uma sonora goleada para o América-RN, 5 a 2. Enderson várias vezes deu sua versão para a queda de rendimento de seus comandados: desgaste físico e emocional devido ao título estadual e a boa campanha na Copa do Brasil, enquanto alguns times tiveram mais tempo para se preparar exclusivamente para série B. Se o motivo realmente foi esse não saberemos, o que há de concreto é que os jogadores fizeram uma reunião fechada, sem dirigentes ou membros da comissão técnica, as vésperas da partida contra o América-MG, ainda no primeiro turno. De lá pra cá tudo mudou, o Goiás assumiu sua condição de protagonista na competição, conseguiu entrar e se firmar no G-4 (grupo dos times que se classificam para série A), depois alcançou a liderança, e agora vê o título se aproximar.
{youtube}dIM6cZQdhzE{/youtube}Um time encaixado, equilibrado, que possui o segundo melhor ataque, 73 gols, e a melhor defesa da série B, 35 tomados, o mais disciplinado da competição, levou um único cartão vermelho em toda a temporada. Sistema ofensivo, no segundo turno, por exemplo, o Goiás só deixou de marcar gol em uma partida, empate em 0 a 0 com o Ceará. Um time com estrutura invejável, e cara de série A.
{loadposition fotosgoias}
Leia mais sobre: Goiás Esporte Clube