Entre os dias 12 e 18 de abril, as nascentes da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Vermelho foram cenário para mais uma fiscalização da Secretária de Meio Ambiente (Secima). Até esta terça-feira os fiscais levantaram 16 autos de infração, resultando em cerca de R$ 57.660,00 em multas.
A operação foi em conjunto com Centro Nacional de Pesquisas e Conservação da Sociobiodiversidade do órgão federal IcmBio. Foi cenário o município de Mambaí, Posse, Damianópolis e Buritinópolis.
Os fiscais apreenderam 42 redes de pesca, três espingardas, 98 munições, dois arpões, uma tarrafa, seis varas e 20 boias para pesca, 16 pindas, um espinhel e seis quilos de pescado. Além de quatro autos de infração por criação ilegal de peixe em tanque e outra por desmatamento, o que resultou em uma multa de R$ 15 mil.
Segundo o gerente de Qualidade Ambiental da Secima, Vitor Lenza a operação teve início após denúncias feitas pelo Disque-Denúncia Ambiental, onde foram denunciados irregularidades e por vídeos gravados pelos fiscais do IcmBio.
Leia mais sobre: Cidades