22 de dezembro de 2024
Destaque 2

Médica faz alerta à contaminação e transmissão de recém-vacinados contra Covid-19

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A médica de família e comunidade, Mariana Fonseca, foi às redes sociais neste domingo (07/02) para alertar aos que estão recebendo a vacina contra Covid-19, pontuando que devem continuar respeitando as regras de proteção, com pensamento no coletivo, pois a imunidade não acontece de imediato.

Mariana afirma que, pouco depois de tomar a vacina, algumas pessoas testam positivo para a doença e, por isso, acreditam que o imunizante não funciona. A especialista pontua que as “vacinas não conferem proteção imediata” e que “a resposta imune demora umas semanas”.

Publicações de Mariana Fonseca, no Twitter.

Além disso, Mariana alega que, às vezes, a resposta da vacina não é suficiente para prevenir infecção, mas pode evitar um quadro mais grave relacionado ao vírus, além de ajudar na diminuição da contaminação coletiva. 

“Em algumas pessoas, ela não vai gerar imunidade mesmo, por isso é tão importante o maior número possível de pessoas se vacinar, pro vírus parar de circular e a chance de todo mundo se infectar diminuir. Então ‘pelamordedeus’ se vacinem e continuem usando máscara e respeitando distanciamento social”, disse.

De acordo com estudo clínico realizado por pesquisadores do Instituto Butantan e divulgado em janeiro deste ano, a eficácia geral da vacina CoronaVac foi de 50,4%. No entanto, o alcance para a prevenção de casos leves foi de 78%, e 100% com relação à quadros moderados e graves da doença. 


Leia mais sobre: / Destaque 2 / Saúde