O Ministério da Educação (MEC) fez um comunicado oficial no fim da tarde deste domingo (18) na página do órgão no Facebook para informar que estão circulando provas falsas do Exame Nacional do Ensino Médio 2015 (ENEM). As imagens seriam de supostas provas do exame que será aplicado no próximo fim de semana, nos dias 24 e 25 de outubro. O exame tem 7.746.118 inscritos.
Foram postadas duas fotos em que a instituição afirma que os exames não são originais. A primeira faz referência sobre o caderno Rosa relativo ao 1º dia de provas. Em que foram aplicadas as provas da área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O caderno azul faz referência ao 2º dia de avaliação em que o exame é de Redação.
No sábado, 24 de outubro, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e trinta minutos.
A aplicação das provas começará às 13h30 no horário de Brasília. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação. Quem mora em Manaus, por exemplo, terá de chegar ao local de prova até as 12h locais; em Rio Branco, às 11h.
Leia mais sobre: Brasil