Os atuais campeões mundiais são a primeira seleção confirmada nas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar-2022. E isso graças a um certo Kylian Mbappé.
O astro do Paris Saint-Germain foi o grande nome da vitória por 2 a 1 da França sobre a Dinamarca, neste sábado, que assegurou, com uma rodada de antecipação, a ida dos Bleus para os mata-matas decisivos do torneio.
O camisa 10 francês meteu duas bolas nas redes nórdicas. Com isso, chegou a sete gols na história da competição de futebol mais importante do planeta e superou a marca de Thierry Henry (seis). Em toda a história, somente um outro francês, Just Fontaine, com 13 tentos, todos na Suécia-1958, comemorou mais do que ele.
Mbappé também é agora um dos artilheiros do Qatar-2022. Até o momento, apenas ele e o equatoriano Enner Valencia anotaram três gols nas duas primeiras rodadas do torneio.
Com o primeiro lugar do Grupo D praticamente confirmado (por conta da larga vantagem no saldo de gols), a França deve apenas cumprir tabela contra a Tunísia, na quarta-feira. No mesmo dia, a Dinamarca terá de derrotar a Austrália para não ser eliminada logo de cara.
Momento chave
A vaga francesa na próxima fase só foi conquistada já no finalzinho do jogo, aos 42 minutos do segundo. Foi nesse momento que Antoine Griezmann descolou um cruzamento todo cheio de efeito e que Mbapppé se antecipou à defesa adversária para empurrar a bola, meio que de qualquer jeito, para o fundo das redes.
Número
Nenhuma das últimas três seleções vencedoras da Copa havia conseguido passar da fase de grupos na campanha de defesa do título mundial. Itália (2010), Espanha (2014) e Alemanha (2018) tiveram quedas precoces. A França, graças especialmente a Mbappé, tratou de acabar com essa maldição com uma rodada de antecipação.
Estatísticas do jogo – França 2×1 Dinamarca
Xô, tabu!
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 26, 2022
Quem disse que atual campeão não passa de fase? A #FRA venceu a Dinamarca e foi a primeira equipe a garantir a vaga nas oitavas de final!
Conteúdo – Fifa
Leia mais sobre: Copa do Mundo 2022 / Mbappé / Esportes