07 de janeiro de 2025
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:52

Matrículas nas escolas municipais de Aparecida começam na próxima semana

Matrículas poderão ser feitas até o dia 15 de janeiro. (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)
Matrículas poderão ser feitas até o dia 15 de janeiro. (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

As matrículas para alunos novatos da rede municipal de Aparecida de Goiânia poderão ser feitas a partir do dia 5 de janeiro de 2016 pelo telefone 0800 607 0040 ou através do site da Prefeitura. Os pais e responsáveis deverão fazer a matrícula e, em seguida, confirmá-la indo até a unidade de ensino.

O prazo para a realização das matrículas será até o dia 15 de janeiro. Já a confirmação de matrícula, que é quando os pais ou responsáveis deverão ir até a unidade de ensino para levar os documentos do aluno, terá o prazo de até o dia 27 de janeiro.

Segundo o secretário municipal de Educação, Domingos Pereira, os alunos veteranos não precisam fazer a matrícula. “Todas as matrículas são para alunos novatos, que estão ingressando agora na rede municipal de ensino. Os alunos veteranos, todas as matrículas já foram renovadas e efetivadas. Automaticamente aqueles que já estão frequentando tem a matrícula efetivada”, explicou.

Para o próximo ano letivo, o secretário afirmou, em entrevista à Rádio Vinha FM, que o município ofertará mais de 11 mil novas vagas para ensino fundamental e educação infantil, como nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

“Ou seja, para ensino fundamental, 10.060 vagas, e para educação infantil, 1.800 vagas. Ao preencher essas vagas, será gerado um cadastro de reserva, que durante o ano letivo de 2016, a medida que formos entregando os Cmeis, vamos também efetivando as matrículas dessas crianças que estão no cadastro de reserva”, disse.

Além disso, Domingos Pereira informa que 70% das novas vagas serão destinadas a crianças beneficiárias do programa do governo federal Bolsa Família. “Aparecida, desde o ano passado, tem inovado. Dessas 1.800 vagas da educação infantil, 70% serão para crianças de famílias oriundas e beneficiadas pelo Programa Bolsa Família”. 

Confira parte da entrevista:

Altair Tavares: Qual é a agenda de matrículas da rede municipal de Aparecida?

Domingos Pereira: As matrículas iniciam, tanto para a educação infantil como para o ensino fundamental, no dia 5 de janeiro e vão até o dia 15. A família vai escolher qual unidade que quer matricular seu filho e terá até o dia 27 de janeiro para confirmar essa matrícula na unidade escolhida para efetivá-la.

Altair Tavares: É uma agenda única para todas as fases?

Domingos Pereira: Isso, tanto a educação infantil como o ensino fundamental, são no mesmo período. Através do 0800 e também do site da Prefeitura.

Altair Tavares: Como fica a situação do aluno veterano?

Domingos Pereira: Na verdade, todas as matrículas são para alunos novatos que estão ingressando agora na rede municipal de ensino. Os alunos veteranos, todas as matrículas já foram renovadas e efetivadas.

Altair Tavares: É um processo automático?

Domingos Pereira: É. Na realidade, é automático. A não ser que o aluno se manifeste ou para transferir de unidade ou para ir para outra rede. Mas automaticamente aqueles que já estão frequentando tem a matrícula efetivada.

Altair Tavares: Qual é a disponibilidade de vagas este ano para novas crianças?

Domingos Pereira: Nós estamos disponibilizando para o ano letivo de 2016 o número de 11.860 vagas. Ou seja, para ensino fundamental, 10.060 vagas, e para educação infantil, 1.800 vagas. Mas é bom a gente frisar porque durante o período das inscrições, ao preencher essas vagas, será gerado um cadastro de reserva, que durante o ano letivo de 2016 a medida que formos entregando os Cmeis vamos também efetivando as matrículas dessas crianças que estão no cadastro de reserva.

Altair Tavares: Hoje o município consegue atender todas as crianças ou tem um déficit?

Domingos Pereira: Na realidade, na educação infantil nós temos um déficit. Não só Aparecida de Goiânia, mas o Brasil inteiro, infelizmente, ainda não consegue atender. Até porque nós temos uma demanda muito grande. Antes você tinha um caráter mais assistencialista e passou a ser, agora, de 2009 para cá, como a primeira etapa da educação infantil. Então, é uma concepção totalmente diferente, não apenas para cuidar da criança, mas também para ensinar e preparar essa criança para iniciar sua vida escolar. Mas nós esperamos que ainda na gestão do prefeito Maguito Vilela até o final do mandato, dia 31 de dezembro de 2016, nós já estejamos bem equilibrados entre oferta e demanda de vagas existentes no município. É bom relatar aqui o avanço que tivemos. Em 2009, quando nós assumimos o município, nós tínhamos sete Cmeis. Hoje nós temos 19 funcionando e até o final do mandato do prefeito Maguito Vilela, por determinação do mesmo, nós estamos buscando a ampliação. Junto com uma parceria com a presidenta Dilma Rousseff e o governo federal, nós vamos entregar 43 novos Cmeis. Ou seja, nós saímos de sete, em 2009, e vamos concluir 2016 com 50 Cmeis para atender as crianças do nosso município e atender com qualidade. A preocupação do prefeito e a nossa na Secretaria Municipal de Educação não é apenas ofertar a vaga, mas garantir as condições necessárias para um atendimento com qualidade porque a educação infantil é o início da vida escolar dessa criança.

Altair Tavares: Para chegar a 50 unidades ainda faltam 31. É possível esse tipo de construção?

Domingos Pereira: É possível porque já temos várias que estão praticamente prontas, outras que vamos iniciar agora em 2016. Portanto, é possível e vamos fazer todo o esforço, é uma determinação do prefeito Maguito Vilela, para que a gente chegue ao final do mandato entregando esses 43 novos Cmeis para a população do município.

Altair Tavares: Os 50 Cmeis vão atender a demanda do município no total?

Domingos Pereira: Vai praticamente atender. O problema, que não é problema, mas é que nós atendemos crianças de seis meses até cinco anos e 11 meses. Criança não para de nascer. Quando você pensa que a demanda foi atendida, outras crianças nascem. E pela qualidade e estrutura dos nossos Cmeis, temos tido uma migração muito grande de crianças que estavam em berçários particulares procurando a rede municipal porque tem um atendimento igual ou melhor do que os da iniciativa privada. Mas nós vamos estar praticamente atendendo a demanda existente. É claro que precisa continuar esse investimento, essa preocupação de priorizar a educação, que é o que o prefeito Maguito Vilela tem feito nesses sete anos de administração.

Samuel Straioto: Como as pessoas devem fazer a solicitação de matrícula?

Domingos Pereira: A partir do dia 5 de janeiro, às 8h, as pessoas podem fazer a opção de fazer a matrícula através do 0800 607 0040 ou através do site da Prefeitura, que é o www.aparecida.go.gov.br. As pessoas vão fazer a inscrição, vão escolher a unidade que está mais próxima da residência e pode, ao terminar a inscrição, ir direto à unidade para confirmar. Caso as pessoas não queiram, elas têm até o dia 27 de janeiro para confirmar essa matrícula. A confirmação é levar a documentação da criança para efetivar a matrícula. É bom a gente dizer também porque Aparecida, desde o ano passado, tem inovado dessas 1.800 novas vagas da educação infantil, 70% delas serão para crianças de famílias oriundas e beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, que foi também um projeto de lei e uma discussão feita com o Ministério Público, a juíza de Infância e Juventude, com a Câmara Municipal, vários conselhos da área da criança, para que a gente pudesse também oferecer mais vagas para essas crianças que são oriundas do Programa. 

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades