22 de dezembro de 2024
Cidades

Matrículas na rede de ensino de Aparecida de Goiânia começa nesta quinta-feira (4)

Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Começa nesta quinta-feira (4) o período de matrículas para a rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia. Ao todo serão ofertadas neste ano 14 mil vagas, sendo 9.437 para o ensino fundamental e 4.657 para o infantil. O prazo para as inscrições segue até a próxima sexta-feira (12), por três canais de atendimento: o telefone 0800 607 0040 das 8h às 19h, pelo site da prefeitura – www.aparecida.go.gov.br e pelo aplicativo Matrícula Aparecida, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

A Secretaria Municipal de Educação de Aparecida orienta que é importante ter em mãos os dados da criança que será matriculada para agilizar o atendimento. “Neste ano estamos disponibilizando mais um canal onde os pais podem fazer a matrícula de seus filhos, que é o aplicativo Matrícula Aparecida, já disponível para ser baixado no play store. Esta é uma forma de a administração estar conectada com a população e também agilizar o processo de matrícula, que poderá ser feita em qualquer lugar”, destacou o titular da pasta, Rodrigo Caldas.

Após a inscrição protocolada, os pais ou responsáveis deverão efetivar a matrícula dos filhos diretamente na unidade escolar escolhida. É preciso levar cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento; comprovante atual de endereço; registro de identidade da mãe ou responsável; cartão do programa bolsa família (se for o caso); declaração provisória de escolaridade ou histórico escolar (válidos e sem rasura); cartão de vacina e certidão do Programa Bolsa Família, que pode ser retirado na secretaria de Assistência Social do município.

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, o sistema de matrícula é informatizado e encaminhará o aluno para a unidade mais próxima de sua casa. A unidade, no entanto, pode ser alterada pelo responsável, caso a unidade de preferência ainda tenha vagas.

Os alunos que já estudam na rede, e não desejam mudar de unidade, tiveram a matrícula realizada automaticamente, ao final do ano letivo de 2017. É importante ressaltar que, após o dia 12 de janeiro, a solicitação de vagas não poderá mais ser realizada por telefone ou pelo aplicativo, apenas pelo site. O pedido pode ser feito ao longo de todo o ano e os nomes inclusos no cadastro de reserva.

CMEIS

Atualmente, o município de Aparecida de Goiânia tem 30 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), além de convênio com 19 Centros de Educação Infantil (CEI’s) que abrigarão as 4.657 crianças.

Segundo o secretário de Educação, Rodrigo Caldas, o maior número de vagas neste ano, cerca de duas mil, se deve a passagem das crianças de cinco anos para o ensino fundamental. “Além desses alunos, as crianças novatas de quatro e cinco ano também serão encaminhadas diretamente para as escolas. Enfatizamos que aqueles que já estão matriculados nos Cmeis continuarão até a conclusão do ciclo”, pontuou.


Leia mais sobre: Cidades