A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) iniciou há cerca de um ano um serviço que torna o período pós-parto mais especial. Os bebês nascidos no local recebem, já no primeiro dia de vida, um banho de ofurô para deixá-los totalmente seguros e repletos de amor e de carinho. Ao todo são cerca de 200 partos realizados todos os meses na Maternidade Marlene Teixeira.
A enfermeira especialista em obstetrícia, Sandra Martins Noleto, responsável pelos banhos, explica que a técnica transmite ao bebê as sensações parecidas com as que ele tem dentro do útero da mãe. “Essa técnica é super simples e traz resultados excelentes em relação à cólica, aos bebês que estão chorosos e àqueles que apresentam problemas para dormir. Muitas mães estão aderindo a essa prática. Ela serve como um calmante natural porque insere esse bebê em um ambiente pequeno, quentinho e cheio de água, como o útero da mãe. Com isso, eles ficam mais calmos e dormem melhor”, explica.
A técnica
Criada por obstetras de maternidades da Holanda no ano de 1997, a técnica do banho de ofurô para bebês, também conhecida como banho de baldinho, ajuda a oferecer ao recém-nascido uma transição tranquila do útero para o mundo.
Apesar de não haver nenhum estudo que assegure sua eficácia, especialistas garantem que quando os recém-nascidos são mergulhados na água, à temperatura de 36 a 38 graus, de preferência com pouca luz, logo se lembram do meio aquático do útero.
Leia Mais sobre Aparecida:
Lei que regulariza áreas de templos religiosos é sancionada em Aparecida
Para os pequenos! 3ª edição Colônia de Férias Aparecida de Goiânia começa nesta segunda-feira
Aparecida abre caminho para relações comerciais e possíveis investimentos com a China
Prefeitura inicia obras de intervenção paisagística em Aparecida
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Maternidade / Aparecida de Goiânia