O material suspeito encontrado em um galpão de Anápolis na tarde desta sexta-feira (19) não é radioativo, conforme constatado por especialista do Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Segundo o Corpo de Bombeiros, o material foi retirado e será levado para Abadia de Goiás para análise detalhada.
Conforme noticiado pela rádio CBN Goiânia, o material é um bloco de cabeçote de raio-X de equipamento odontológico e foi descartada a existência de césio e qualquer outro material radioativo. De acordo como coordenador Nacioal da Cnen, Valter Mendes Ferreira a hipótese de ser césio já estava descartada pelo fato de não conter fonte radioativo. Ele explica que o material foi levado para a Comissão até mesmo para evitar a disseminação de fake news.
”Para diminuir esse impacto psicológico, que não é nada, não é material radioativo, o procedimento do sistema de emergência é recolher esse material para evitar esse tipo de coisa”, afirma o coordenador à CBN Goiânia.
No local, funciona hoje um ferro velho. Os bombeiros foram acionados pela polícia, após receber a denúncia de que haveria uma arma no local, e durante as buscas, o bloco de cimento foi encontrado e o local foi isolado até a chegada dos técnicos.
Leia mais sobre: Césio 137 / Corpo de Bombeiros / Anápolis / Cidades