23 de dezembro de 2024
Cidades

Material de seção eleitoral e de urna encontrados no lixo

O material da sessão eleitoral, de votação do primeiro turno, foi encontrado por Robson Ronne Brandão Rezende, residente do Cidade Vera Cruz II, em Aparecida de Goiânia O material foi encaminhado para a Polícia Federal conforme orientação dada pelo advogado Ubaldo Barbosa e recebidos pelo delegado Célio Correia Guimarães.

Segundo o registro da PF, no auto de apreensão, foram entregues as folhas de votação da Zona 136, seção 0468. Também foi identificada uma ata de votação e um “pen drive” utilizados numa seção eleitoral para registro dos dados. 

{youtube}0NJuqIxioec{/youtube}

No vídeo, os documentos são mostrados em detalhes. Ele foi publicado no Youtube pelos cidadãos que encontraram o material da urna. O Diário de Goiás publica a íntegra do vídeo, sem alteração.

A investigação da Polícia Federal poderá esclarecer os fatos que levaram ao descarte deste material utilizado na votação. 

Para o Tribunal Regional Eleitoral, a falha na entrega do malote de um urna que foi encontrada no lixo não atrapalhou a votação em Goiás. 

Segundo Breno Alves, Chefe do Cartório eleitoral da Zona 136, foi identificada a falta do material da urna às 20 horas do dia das eleições, e logo a equipe de informática rodou um pendrive para extrair a votação.

“Não houve prejuízo porque o material pôde ser recuperado”, enfatizou Breno. Ele explicou ainda que o material “não é essencial”. O resultado da urna foi retirado e pode ser acessado no site do TSE. (Clique aqui)

Investigação

De acordo com a apuração dos fatos do TRE, a perda do malote com o material da zona 0468 ocorreu da seguinte maneira – A mesária entregou o material para equipe do tribuna que recolhia os malotes e as urnas, o transporte foi feito ate o Sesc Faiçalville ( onde estava ocorrendo a apuração da zona 136) ao retirar o material do carro o malote deve ter caído no chão, alguém depois retirou o material do malote e colocou em um sacola de plástico como podemos ver no vídeo.

A Policia federal está investigando o caso. Os mesários continuam convocados para a votação do segundo turno, uma vez que foi constatado que a falha não foi de nenhum deles.

(Atualizada as 12h03)

O vídeo foi enviado ao Diário de Goiás pelo advogado Ubaldo Barbosa de Jesus. 

VEJA CÓPIA DO DOCUMENTO LAVRADO PELA PF. 

Termo de apreensão de material de urna


Leia mais sobre: Cidades