Uma massa de ar polar que avança pelo Centro-Oeste do Brasil e chegará até o Sul da Bahia irá promover quedas históricas nas temperaturas do Estado de Goiás nesta quarta-feira (30/06). Goiânia poderá chegar a 8º enquanto Caçu, no sudoeste goiano poderá atingir o 1º na temperatura. “Já faz muito tempo que a gente não vê uma cidade fazer 1º. Se torna histórico. Não é todo dia que faz 2º ou 3º graus em cidades de Goiás”, destaca o Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
“O que aconteceu aqui em Goiás nada mais é do que o avanço de uma massa de ar polar. Temos um ar frio de intensidade continental. Porque além de Goiás esse ar frio está chegando até o Sul da Bahia”, explica André. Nesta terça-feira (29), os moradores de Goiânia amanheceram sentindo temperaturas que chegaram aos 11º. Rio Verde e Mineiros, no Sudoeste Goiano, registraram 7º. “
André explica que desde o final de semana passada Goiás vê o avanço da frente fria que foi deslocada para o Oceano. “Mas na retaguarda dessa frente fria veio a massa de ar polar que nós já estamos alertando a população. As previsões dia após isso confirmava essa intensidade e ela se confirmou hoje”.
Com a massa polar em Goiás, a tendência é que ela permaneça registrando baixas temperaturas até o final desta semana, com o estopim acontecendo nesta quarta-feira (30). Na região Sudoeste, Caçu poderá atingir o 1º, Jataí, 2º, Mineiros, 3º, Rio Verde, 4º. Os moradores dessas cidades podem inclusive, verem geadas.
Na região central do Estado, os municípios também podem registrar temperaturas recordes. Os goianienses poderão acordar com um frio de 8º, mesma temperatura que poderá atingir Anápolis. O clima ameno deverá se firmar até o final de semana com outras variações, avalia André. “A partir de sábado elas voltam a subir gradativamente”. Preparem os livros, pois os próximos dias serão bons para leitura, já cantava Djavan