{nomultithumb}
Candidato ao Senado, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) recebeu neste domingo (30/9) representantes e integrantes do grupo de concurseiros da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) que reivindicam nomeação na corporação. No encontro, Marconi fez o compromisso de auxiliar o grupo nas tratativas para o ingresso nos quadros da instituição. “O governador Zé Eliton (PSDB, candidato à reeleição) me garantiu que vocês serão chamados”, disse Marconi, sob aplausos.
Cerca de 750 candidatos ainda reivindicam e aguardam a nomeação. Durante seu quarto mandato à frente do Governo de Goiás (2015-abril de 2018), Marconi autorizou a nomeação de mais de 1.000 concurseiros. “Agora o trabalho é para que vocês sejam convocados o mais rápido possível, por isso a partir de hoje vou acompanhá-los nas reuniões para conseguirmos resolver essa questão o quanto antes, porque se é pra ser chamado, que seja chamado logo”, disse Marconi.
Durante seu governo, Marconi aumentou o cadastro reserva de 10% para 50% da lista de excedentes e ampliou o ingresso de policiais militares de 1.050 para 1.700 homens e mulheres além da lista inicial de aprovados. O então governador também conseguiu junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE) o parecer favorável em relação ao concurso. A PGE e o Judiciário divergiam sobre as regras para a nomeação.
O candidato ao Senado lembrou, durante a reunião, que há cerca de um mês teve uma reunião com o secretário de Segurança Pública,o ex-governador Irapuan Costa Júnior, e o coronel Ricardo Mendes, comandante em exercício da PM, para tratar d concurso. “Eles me confirmaram o que a gente já sabe: a PM precisa de mais policiais. Eu então procurei o governador José Eliton, reforcei o meu apoio, busquei uma resposta pra trazer aqui pra vocês hoje: o governador me garantiu que vai cumprir e que vocês serão chamados”, disse Marconi.
O candidato a deputado federal e presidente de Associação dos Oficiais da Polícia e dos Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Coronel Alessandri (PSDB), representa os aprovados. “Já foram chamados mais 2.500 pessoas e outros ainda aguardam, estamos aqui hoje porque acreditamos que o Marconi é a pessoa de pulso firme, que fez por Goiás e quer fazer mais ainda, a nossa esperança é o Marconi no Senado e o Zé Eliton como governador para que o resto dos aprovados também sejam chamados o quanto antes”.
O deputado estadual candidato a reeleição Gustavo Sebba (PSDB) também participa das tratativas. “Eu tenho a honra de estar aqui hoje ao lado do maior líder do Estado, pela transformação que Marconi fez por Goiás. Falo como cidadão. Goiás hoje é um dia Estados que mais cresce e se desenvolve no país. E a partir de algum tempo ele vem abraçando essa luta”, disse Gustavo. “Tenho certeza de que vamos conseguir esse chamado o quanto antes”, disse o parlamentar.
“Parte do nosso grupo já foi convocado, mas nós ainda aguardamos. A expectativa para sermos chamados é gigantesco, eu sonho com isso desde criança. Ainda mais, vou fazer um bem pra sociedade prestando um serviço diário”, disse Jessé Dantas, que trabalha como segurança enquanto aguarda ser convocado. “Nesses 14 anos de governo do Marconi, os policiais foram valorizados, a corporação tem armamento bom, viaturas novas e um salário, que já se igualou ao salário do Distrito Federal”, disse.
Adan Smith, que atualmente trabalha como salgadeiro e é um dos aprovados no concurso de 2012, saiu animado da reunião. “Agora tenho a certeza de que seremos convocados e hoje o Marconi confirmou que vai continuar lutando pela gente, então estou indo embora com as esperanças renovadas após cinco anos de espera”, disse, emocionado.
Leia mais sobre: Política