04 de janeiro de 2025
Cidades

Marconi recebe tocha olímpica no Palácio das Esmeraldas

O Palácio das Esmeraldas, nos governos de Marconi Perillo, tem sido colocado a serviço de eventos marcantes. Na noite de quinta-feira (5) foi palco da mais importante solenidade alusiva às Olimpíadas Rio2016 em Goiás. Os jardins do Palácio foram enfeitados para receber a Tocha Olímpica, o maior símbolo dos Jogos Olímpicos.

Promoção da Refrigerantes Bandeirantes, dona da Cola-Cola em Goiás, o evento reuniu mais de 200 pessoas em um coquetel até a chegada da tocha, por volta de 22 horas. O governador Marconi Perillo, ao lado da primeira-dama, Valéria Perillo, e do diretor-presidente da Coca Cola em Goiás, José Alves Filho, além de outras autoridades como o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e o deputado federal Alexandre Baldy (PTN), recebeu a tocha na porta de entrada do Palácio das Esmeraldas.

Já nos jardins do Palácio o presidente da Refrigerantes Bandeirantes, José Alves e o governador fizeram breves pronunciamentos para expressar a importância daquele ato para o esporte de Goiás e do Brasil.

“Nós estamos presenciando um acontecimento único. Não sei se a nossa geração terá a oportunidade de vivenciar outro momento como esse. As Olimpíadas nos dá a oportunidade para refletirmos sobre as turbulências, guerras, terrorismo que infelizmente grassam pelo mundo afora. O esporte significa a busca da paz, a concórdia, a união e a unidade de todos os povos”, discursou o governador.

Prosseguindo, Marconi disse que o evento servirá de estímulo aos atletas brasileiros. Lembrou que em Goiás existe o programa Pró-Atleta, antiga Bolsa Esporte, através do qual mais de 500 atletas são ajudados com bolsas, todos os anos, para a formação em Goiás de uma geração olímpica. ”Tenho certeza que as Olimpíadas no Brasil significarão um marco para que novos atletas surjam”, completou.

Voltou a citar o garoto Davi, em tratamento de saúde na cidade de São Paulo graças ao apoio do Governo do Estado: “Esse espírito olímpico é mais ou menos como o espírito de todos nós na luta pela salvação do menino Davi. Nós fizemos um esforço muito grande para que ele pudesse ter uma chance de viver e ser feliz”.

Marconi prestou homenagem em seu discurso ao empresário José Alves Filho, destacando sua luta em defesa da economia do Estado. “Queremos dar uma palavra de reconhecimento ao trabalho do empresário José Alves. Você é um empresário que nos orgulha pelo idealismo e pelo comprometimento. Ontem e hoje defendendo com unhas e dentes a industrialização do Estado, os incentivos fiscais. Ninguém fez mais nesses últimos dez anos na defesa da industrialização de Goiás do que você. Você me estimulou muitas vezes. Nós andamos o Brasil defendendo a industrialização. E é você hoje que defende a redução dos juros para que o Brasil possa voltar a crescer”, reconheceu.

Ao final da solenidade, o empresário José Alves Filho entregou, como lembrança, ao governador Marconi Perillo, uma réplica da tocha Olímpica. O brinde veio acompanhado de uma pedra de cristal com os seguintes dizeres: “A Coca-Cola patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos 2016 agradece ao Governo do Estado de Goiás o apoio ao esporte e sua especial contribuição no revezamento da tocha Olímpica”.

Pelas ruas da capital – No trajeto cumprido pela organização do desfile da tocha olímpica pelas cidades, em Goiânia a chama  foi conduzida por 97 pessoas que percorreram 200 metros cada um, da Praça do Trabalhador até a Praça Cívica.

Na capital a tocha iniciou o seu percurso pela Praça do Trabalhador a caminho dos setores Oeste, Bueno, Marista, Bela Vista e Centro. O percurso terminou na Praça Cívica, onde ocorreram várias apresentações artísticas encerradas com show da banda Jota Quest.

No Setor Oeste, a tocha passou pelas Avenidas República do Líbano, Assis Chateaubriand, Alameda dos Buritis e T-7. No Setor Bueno o revezamento ocorreu nas Avenidas T-7, T-1, T-2, T-10, T-3, T-5 e T-63. No Setor Marista atravessou as Avenidas Americano do Brasil, Ricardo Paranhos, 136 e Rua 146.

O percurso incluiu também as Avenidas Couto Magalhães e 5ª Radial no Setor Bela Vista. No Centro, passou pelas avenidas Goiás, Araguaia e Paranaíba, além dos anéis interno e externo da Praça Cívica e nas Ruas 3, 4, 82 e Dona Gercina Borges.

O anel externo da Praça Cívica ficou bloqueado entre a Rua 10 e a Avenida Goiás, e liberado para circulação entre a Avenida Tocantins e a Rua 83. Os bloqueios fora do percurso ocorreram na Avenida Anhanguera com a Rua 20, liberada apenas para trafego dos ônibus do Eixo Anhanguera.

Nesta sexta-feira (6) a tocha segue para Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. O roteiro pelo estado de Goiás termina no sábado (7) nas cidades de Pires do Rio, Ipameri e Goiandira. Em seguida a tocha segue para Araguari (MG).


Leia mais sobre: Cidades