03 de janeiro de 2025
Economia

Marconi quer ampliar mercado de carnes de frango, bovina e etanol com o Vietnam

O governador Marconi Perillo recebeu hoje, no Palácio das Esmeraldas, o embaixador do Vietnam no Brasil, Nguyen Van Kien. O diplomata completa três anos à frente da embaixada em dezembro, ocasião em que vai retornar ao país natal.  “Vim me despedir de Goiás e agradecer toda a cooperação que ocorreu com o Estado nestes três anos”, afirmou. Van Kien disse esperar uma visita do governador ao Vietnam.

 O governador, que estava acompanhado do Secretário para Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro, anunciou  que está programada uma missão comercial para a Ásia em fevereiro de 2017 e que o Vietnam está na rota de compromissos. O embaixador afirmou existir grandes oportunidades para ampliar os acordos bilaterais com Goiás e que pode ajudar apresentando empresários vietnamitas. “O Vietnam compra muito milho, soja e carnes de frango e bovina. Estamos interessados em máquinas para industrialização de cana de açúcar”, explicou.

 Imediatamente, o governador telefonou para André Rocha, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, e falou da necessidade de uma reunião entre ele e o embaixador em Brasília, antes de dezembro. “De qualquer maneira, vou levar em minha comitiva ao Vietnam representantes dos fabricantes de carne de frango e bovina, e também o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético”, se comprometeu.

 Nguyen Van Kien, que recebeu em 2015 a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera (Grã Cruz) na cidade de Goiás, afirmou que visita o Estado com frequência. “É a oitava oportunidade que venho a Goiânia”, lembrou. Disse também conhecer Pirenópolis, Alto Paraíso, Rio Quente e Caldas Novas. “Em Pirenópolis, foram várias vezes”, contou. Marconi agradeceu a visita e disse que o diplomata retornará ao Vietnam “especialista em Goiás”. “É um grande prazer recebê-lo aqui. Quando retornar será uma honra recebê-lo. Leve o melhor de Goiás”, agradeceu Marconi, que presenteou Van Kien com um livro com fotos de pontos turísticos goianos.


Leia mais sobre: Economia