24 de novembro de 2024
Entretenimento

Marconi quer a popularização da música erudita em Goiás

O governador Marconi Perillo determinou à direção da Orquestra Filarmônica de Goiás, agora sob a gestão compartilhada do Governo de Goiás com a Organização Social, Elysium Sociedade Cultural, para que a OFG amplie o projeto de popularização da música erudita em Goiás. Marconi pediu para que, no calendário do próximo ano, insiram apresentações para a população, “especialmente a mais pobre. Para a alma, para o espírito, para sua consciência de ouvir, assistir, conhecer o que vocês fazem”.

 “Popularizem ainda mais a música clássica. Vocês têm feito concertos no interior, na periferia. Concordo com o maestro Neil Thomson. As pessoas gostam da boa música, mas não têm acesso. Mesmo as refratárias, as mais incultas, quando elas percebem a qualidade do que vocês fazem, elas começam a admirar, a curtir a boa música, a música erudita”, declarou Marconi, ao fazer referência a uma parte do discurso feito na solenidade pelo regente Neil Thomson, segundo o qual a música clássica não pode ficar restrita à elite da sociedade.

Guerra- Peixe – Segundo álbum da OFG, Guerra-Peixe é o trabalho reúne obras Suíte Sinfônica nº1 “Paulista”, Roda de Amigos e Suíte Sinfônica nº2 “Pernambucana”, do compositor brasileiro César Guerra-Peixe. O CD é ilustrado com as obras O Mamoeiro e São Paulo, de Tarsila do Amaral. Os direitos de uso foram gentilmente cedidos à Orquestra pela sobrinha-neta da artista.

O álbum foi gravado em novembro de 2016 no Palácio da Música Belkiss Spenzièri, do Centro Cultural Oscar Niemeyer, sob a coordenação do premiado produtor de gravação Ulrich Schneide, responsável pela produção musical de consagrados álbuns da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Turnê Nacional – Entre os dias 6 e 8 de julho, a orquestra realiza sua IV Turnê Nacional consecutiva. Um concerto em Goiânia, no dia 04 de julho, marca o início das apresentações, que acontecerão também nas cidades do Rio de Janeiro, Campos do Jordão e São Paulo.

 Sob a regência do consagrado maestro britânico Neil Thomson, regente titular e diretor artístico da OFG, a apresentação traz o Concerto para piano nº 1, de Tchaikovsky, que será interpretado pelo aclamado pianista brasileiro Cristian Budu e, ainda, o Quarteto para piano de Brahms, adaptado por Schoenberg.

 De Goiânia, a orquestra, o maestro e o solista seguem para o Rio de Janeiro, onde se apresentarão no dia 06 de julho, no tradicional Teatro Municipal. Em São Paulo, as duas apresentações integram a programação do 48º Festival de Inverno de Campos do Jordão. No dia 07, a Filarmônica se apresenta em Campos do Jordão, no auditório Cláudio Santoro e no dia 08, na Sala São Paulo.

 Durante a turnê, o 2º álbum da OFG será distribuído gratuitamente ao público. Essa é a primeira iniciativa da Filarmônica de Goiás sob a gestão compartilhada do Governo de Goiás com a Elysium Sociedade Cultural, vencedora do chamamento público. O contrato de gestão compartilhada terá a duração de 48 meses.

 Nesse período, a Elysium vai produzir, gerenciar, operacionalizar e executar as atividades artísticas, culturais e sociais da orquestra, propostas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).


Leia mais sobre: Entretenimento