19 de dezembro de 2024
Cidades

Marconi propõe alternativa para aumentar competividade da pecuária goiana

Governador destaca ações para desenvolver pecuária goiana (Foto: Ângela Scalon)
Governador destaca ações para desenvolver pecuária goiana (Foto: Ângela Scalon)

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), destacou nesta sexta-feira (9), durante 5º Fórum Brasileiro da Indústria de Alimentos, realizado em Goiânia destacou que o Estado fará o papel dele para aumentar a competividade do setor pecuarista, que enfrenta dificuldades devido à crise econômica, concorrência de outros estados, e ainda as consequências negativas na cadeia produtiva, após as delações dos donos da JBS, pois a empresa detém grande reserva de mercado em Goiás. Marconi disse que o governo está disposto a trabalhar na redução das alíquotas do ICMS.

A redução seria de 12% para 5%, o governador espera que fortaleça a cadeia produtiva, aumentando a competividade de pequenos pecuaristas e frigoríficos goianos. O processo está sendo discutido entre representantes da Agropecuária e Indústria do estado, juntamente com a equipe econômica do governo estadual.

“Essa é a grande preocupação do momento. Falava agora com o presidente da Federação da Indústria, tenho falado com o presidente da Federação da Agricultura e com a minha equipe econômica no sentido de buscarmos alternativas que dê competitividade ao produtor de carnes de Goiás, em especial bovinas, para que não sejam prejudicados em função desta concorrência predatória que existe hoje com alguns estados e também porque por aqui havia grande reserva de mercado por parte do JBS, com essa crise toda, certamente os pequenos frigoríficos e os pequenos produtores terão um pouco mais de vantagem, o governo vai procurar fazer a sua parte, em relação a alíquota de ICMS”, destacou Marconi Perillo

Fórum de alimentos

Ao destacar a indústria de alimentos, o governador Marconi Perillo disse que o agronegócio tem sido fundamental para a economia brasileira. Ele ressaltou que o país foi salvo nos últimos anos pelo agronegócio e pela indústria de alimentos que possibilitou melhorar o saldo de empregos, uma performance melhor nas exportações e o início de uma reação em relação ao crescimento no PIB.

O governador destacou ainda que o agronegócio do estado tem grande papel na economia nacional. “Goiás é o segundo maior produtor de alimentos no Brasil. Nós devemos estar produzindo por volta de 20% dos alimentos do Brasil, ou seja 1/5 da produção de alimentos do país está aqui em Goiás. A indústria alimentícia goiana é hoje uma indústria muito forte, muito moderna, avançada, agrega muito valor as nossas matérias primas e isso significa a geração de milhares de empregos espalhados aqui em Goiás”, declarou.

O Presidente de Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, destacou que a indústria alimentícia tem respondido positivamente em um momento de crise. Ele disse que a há alternativas a serem buscadas pelo crescimento.


Leia mais sobre: Cidades