21 de dezembro de 2024
Política

Marconi Perillo: nome unânime para a presidência

 

Lideranças políticas de Goiás fazem coro às manifestações de empresários que assistiram à palestra do governador Marconi Perillo (PSDB) em São Paulo, na última segunda-feira e reforçam as manifestações favoráveis à candidatura do tucano à Presidência da República. Senadores, deputados federais, deputados estaduais e prefeitos goianos destacaram a experiência e as gestões inovadoras de Marconi à frente do Governo de Goiás.

As lideranças políticas ouvidas pela reportagem destacam que Marconi reúne as qualidades essenciais para disputar o Palácio do Planalto em 2018: carisma, liderança, habilidade política, obstinação com o trabalho, capacidade de aglutinação, administração moderna, planejada e eficiente e interlocução com a sociedade, dos trabalhadores aos empresários, passando pelos servidores públicos.

Eles também ressaltam a importância da chegada de Marconi à Presidência para o desenvolvimento econômico de Goiás. Na opinião deles, Marconi,  com seu espírito de parceria, ampliaria o relacionamento do Estado com as demais unidades da federação em com outros países, contribuindo para o aprofundamento do crescimento econômico em todo o Estado.

O governador Marconi Perillo foi, nesta segunda-feira, 21, estimulado por empresários de renome nacional para se inserir em um projeto futuro visando a disputa pela presidência da República. Marconi foi bastante elogiado após a palestra “O Papel dos Estados Empreendedores na Retomada do Crescimento Brasileiro” que proferiu no Esporte Clube Sírio em São Paulo. O evento reuniu 500 empresários de todo o país.

Lúcia e Wilder destacam preparo de Marconi

Com a experiência de cinco mandatos, três de deputada federal e no segundo no Senado, a senadora Lúcia Vânia (PSB) avalia que o governador Marconi Perillo tem hoje um “perfil adequado” para se candidatar à presidência da República. “O governador acumulou uma experiência administrativa invejável”, diz a senadora, que enxerga em Marconi “energia e capacidade de liderança muito forte”.

Para Lúcia Vânia, o nome do governador cairia como uma luva no momento em que as pessoas estão “desesperançadas com a classe política”. “É um nome novo, num cenário em que é cada vez mais indispensável a experiência administrativa e a liderança política”, sintetiza.

O senador Wilder Morais (PP), um dos principais interlocutores do setor produtivo no Estado,  afirma que Marconi reúne todas as condições para ocupar o cargo de presidente da República. “É um governador preparado, moderno e arrojado”, diz. O senador ressalta que Goiás promoveu um grande ajuste fiscal, liderando pelo governador, que foi vitrine nacional, com o corte de secretariais e redução de milhares de cargos comissionados, ainda em 2013, antes do agravamento da crise econômica nacional.

Wilder Morais avalia que a marca do governador é a modernização do Estado, além da sintonia fina com Fórum Empresarial. “O governador é sensível ao setor produtivo”, afirma, ressaltando que um dos principais perfis administrativos de Marconi é apoiar quem produz, quem gera emprego e diminui as desigualdades sociais.

O senador avalia que a crise por qual passa o Brasil se dá muito em função de que o governo federal não tomou os devidos cuidados para não inchar a máquina.

“É como alguém que fosse fazer uma viagem e não consegue levar as malas no bagageiro”, compara Wilder, ao enfatizar que o governador reduziu o número de secretariais e elegeu prioridades. “Quem quer fazer muito sem planejamento acaba não fazendo nada”, sublinha, ao enfatizar que não existe sequer um empresário no Brasil que não se empolgaria com um projeto político liderado por Marconi Perillo. “Ele tem credibilidade, é arrojado e faz as coisas verdadeiramente acontecerem”, arremata Wilder.

Gestão inovadora é diferencial 

A experiência administrativa e política adquirida pelo governador Marconi Perillo nos últimos 25 anos o credenciam para a disputa do cargo de presidente da República. A avaliação é de deputados federais da base do governo, que fazem coro aos resultados das gestões e inovações propostas nos quatro mandatos à frente do Palácio das Esmeraldas, que o colocam em condição de se tornar o primeiro goiano a ocupar o Palácio do Planalto em Brasília.

 “Marconi está em seu quarto mandato como governador e carrega o mérito de ter realizado gestões inovadoras que atenderam às demandas da população goiana. Ele é uma alternativa concreta para disputar a Presidência da República; um nome que se somará ao partido no momento necessário. Goiás precisa perder a timidez, pois tem todas as condições de pleitear. Estados economicamente menores do que Goiás, como Maranhão e Alagoas, já elegeram presidentes da República”, afirma Giuseppe Vecci, deputado federal vice-presidente nacional do PSDB.

“Acho que ele, depois de alcançar quatro mandatos de governador, além de ter sido senador e deputado federal, tem legitimidade de pleitear espaço maior na política nacional. Ele já está preparado para isso. Goiás ganharia demais, se tivéssemos um presidente goiano. O poder de influência, no sentido de trazer grandes empresas e tornar o Estado competitivo, seria maior”, afirma o também deputado federal Roberto Balestra.

A chegada de Marconi Perillo ao Palácio do Planalto contribuiria e muito para o desenvolvimento social e econômico de Goiás, apontam deputados federais ouvidos pela reportagem. “A chegada de Marconi à Presidência não traria benefícios só para Goiás, mas para o País. Ele é um homem sério, competente e inovador. É importante lembrar que os programas sociais desenvolvidos em Goiás por ele, desde o seu primeiro governo, serviram de molde para as políticas sociais adotadas pelo governo federal”, diz a deputada Magda Moffato.

Deputado federal Sandes Júnior destaca a grande quantidade de mensagens de apoio que o governador vem recebendo para que se candidade à Presidência da República. “Não sou apenas cabo eleitoral da candidatura de Marconi à Presidência, mas general eleitoral. O presidente do meu partido (PP), senador Ciro Nogueira, já convidou o governador para ser candidato pelo partido. Apesar de jovem, ele tem uma enorme experiência administrativa e é um grande gestor. Acreditamos que ele está preparado para a Presidência. Isso representaria muito para Goiás”, disse Sandes.

 

Bancada estadual

Os deputados estaduais que compõem a base do tucano são unânimes em afirmar que como presidente da República, Marconi Perillo proporcionaria modernização e crescimento econômico ao país. O deputado Lincoln Tejota (PSD) lembrou que o tucano teve a capacidade de colocar Goiás em destaque no Brasil pela forma ousada e coerente de fazer política associando o crescimento financeiro ao desenvolvimento de Goiás. “Marconi proporcionou modernização no modelo de gestão pública e conseguiu atrair grandes indústrias e empresas para Goiás. Mesmo neste momento delicado que vivemos, Marconi promove inovação.”

Gustavo Sebba (PSDB) comemora o fato de Marconi ser aclamado para se candidatar à presidência. “Vejo com muita satisfação, pois sabia que não conseguiríamos segurar o Marconi Perillo apenas para nos goianos por muito tempo, em algum momento teríamos que compartilhar sua competência administrativa com restante do pais. O governador consertou Goiás e é a pessoa certa para consertar o Brasil.” 

Chiquinho de Oliveira (PHS) afirmou que é natural lideranças do mundo empresarial e político enxergarem em Marconi características imprescindíveis para um presidente. “Ele é arrojado, ousado, comprometido, determinado e focado em resultados. Marconi já é, reconhecidamente, um dos maiores e mais atuantes políticos do nosso País. Está na vanguarda do desenvolvimento nacional, liderando o Estado que mais cresce no O Brasil merece um gestor com o perfil de Marconi. Goiás ganharia em ter nossa maior liderança política no Planalto, mas os brasileiros ganhariam muito mais.”

Para o deputado Lucas Calil (PSL), o Brasil experimentaria uma melhor distribuição de receitas, os Estados teriam mais autonomia, a máquina pública seria enxuta e teríamos uma forte política econômica com Marconi no Palácio do Planalto.

Prefeitos 

Prefeitos goianos, muitos pertencentes a partidos que não integram a base de apoio da administração estadual, também endossam a recomendação de Marconi para a presidência da República. No dia 4 de setembro passado, durante inauguração da reconstrução da GO-221, trecho que liga os municípios de Caiapônia a Iporá, o tucano ouviu o apelo para enfrentar a disputa presidencial de alguns ex-prefeitos, líderes políticos e dois prefeitos – de Caiapônia e Palestina.

Ao dizer que o governador administra para a população do Estado sem discriminar prefeitos e lideranças partidárias, o gestor de Caiapônia, Argemiro Rodrigues (PMDB), disse que “Marconi sempre olhou para o povo do nosso município e para toda a população de Goiás. Quem sabe, o seu trabalho seja reconhecido e ele consiga chegar à presidência da república para fazer ainda mais por Goiás e pelo Brasil”.

Prefeito de Palestina de Goiás, Valdivino Rodrigues (PSDB) também manifestou a esperança de que Marconi seja lembrado pelo partido para disputar a presidência da república. “Nunca nos esqueceremos de tudo o que o senhor fez, tem feito e fará para Palestina e região. Se Deus quiser o senhor será o futuro presidente do Brasil para fazer também pelo País todo”, declarou.

O prefeito de Inhumas, Dioji Ikeda (PDT) não só se declara um aliado nesta luta como defende a eleição “do maior administrador existente no País hoje”. Admirador da conduta de homem público do governador, o prefeito se diz um seguidor de seus métodos. “Adotei aqui em Inhumas, o modelo de austeridade e otimização dos recursos públicos. Nossa administração segue este caminho e tem obtido um grande sucesso”, considera.

Entusiasta da forma republicana como Marconi Perillo tem conduzido a administração estadual, a prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos (PT) disse não se constranger em defender o governo e os projetos políticos do governador. Ela considera que a eleição de Marconi para presidente da república “seria uma honra para Goiás e o seu povo”. “Marconi é hoje o nome mais preparado para assumir a presidência da república”.

Também de partido de oposição, mas admirador da inserção no Estado no que chama de “gestão moderna” implantada por Marconi Perillo, o prefeito de Niquelândia, Luiz Teixeira (PMDB) é outro entusiasta de uma possível candidatura do governador à presidência da república. “Não seria bom só para Goiás, seria bom para o Brasil”, ratifica. O prefeito vê em Marconi “um político preparado, que realiza uma verdadeira revolução na administração estadual. Considerar Marconi bom é pouco; ele é ótimo”.


Leia mais sobre: Política