23 de dezembro de 2024
Política

Marconi: “Nosso pioneirismo no lançamento da CNH Digital espelha o slogan ‘Goiás Mais Competitivo e Inovador’”

Em discurso na solenidade de lançamento da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e), na tarde desta terça-feira em Brasília, o governador Marconi Perillo enfatizou o pioneirismo do Estado no aperfeiçoamento dos serviços prestados à população com o pioneirismo do Estado na prestação do novo serviço. “A modernização da infraestrutura de atendimento do Detran de nosso Estado é uma prioridade para a administração, demonstrando compromisso com a eficiência e com a transparência dos procedimentos”, afirmou, acompanhado do ministro das Cidades, Bruno Araújo, anfitrião do lançamento.

Graças aos investimentos em digitalização e aperfeiçoamento dos serviços determinados por Marconi, o Detran Goiás foi escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, para liderar a implantação da CNH-e. “Este momento espelha o slogan que Goiás cultiva – Goiás Mais Competitivo e Inovador. Ao longo do tempo nós procuramos criar oportunidades, programas que efetivamente garantissem inclusão aos goianos. Muitas foram as nossas políticas públicas adotadas em outras unidades e pelo próprio Governo Federal”, disse Marconi.

Goiás tem hoje 1,7 milhão de CNHs. Segundo o governador, até o final do ano quem fizer opção pela CNH-e, não vai pagar nada. A partir de janeiro será cobrada uma taxa de R$ 10. Hoje, o custo da CNH é de R$ 30. Ele garantiu que todas as unidades do Detran, tanto na sede quanto nos Vapt Vupt, já estão preparadas para emitir a nova carteira. “Esta conquista atesta a capacidade e a qualidade técnica dos nossos técnicos do Detran, e também o compromisso que o governo tem em relação à agregação  tecnológica em todo serviço que é prestado aos 7 milhões de goianos”.

O governador agradeceu ao ministro Bruno Araújo por ter reconhecido no Detran-GO as condições para que Goiás se tornasse o primeiro estado a iniciar esse projeto revolucionário. Marconi recordou que recentemente Goiás foi o primeiro estado a iniciar projeto inovador na área eleitoral e na identificação da segurança pública. “Goiás vem se preparando ao longo do tempo para garantir inclusão, acessibilidade, universalização a todos os goianos com a utilização desses meios”, comentou.

Por fim, destacou que a partir deste mês Goiás entrará pra valer no governo digital. “Este mês vamos acabar com papéis em toda a administração. É mais um avanço que nós vamos registrar no Estado. Goiás continuará avançando no sentido de garantir agregação tecnológica em todas as áreas de atuação do poder público”, concluiu.

A modernização presente na carteira de motorista digital também foi destacada pelo presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho. Ele acredita que a CNH-e é “uma tecnologia que veio para revolucionar o relacionamento do setor público com o cidadão”. “Temos avançado muito no sentido de acompanhar as demandas sociais e já contávamos com o processo de habilitação 100% digital, sem uso de papel ou processo físico”, observou Manoel Xavier.


Leia mais sobre: Política