A Secretaria Cidadã lança nesta segunda-feira (5), o Programa de Ações Integradas em Economia Solidária de Goiás. O objetivo é fomentar o desenvolvimento regional a partir de empreendimentos baseados na autogestão, solidariedade, rede de cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.
O programa envolve convênio entre o governo estadual e federal no valor de R$ 3,2 milhões para beneficiar cerca de 1200 catadores de materiais recicláveis e 800 beneficiários dos programas sociais do governo federal.
O programa vai beneficiar inicialmente 86 municípios distribuídos em seis microrregiões do Estado: Ceres (Território 1, com 22 municípios), Anicuns (Território 2, com 13 municípios), Goiânia (Território 3, com 17 municípios), Vão do Paranã (Território 4, com 15 municípios), Pires do Rio (Território 5, com 10 municípios) e Quirinópolis (Território 6, com 9 municípios).
“Os pequenos negócios sempre foram grandes geradores de emprego e renda. Então, o que faremos nesse projeto é fomentar essas iniciativas, qualificando essas pessoas para a produção conjunta em bases solidárias”, comenta a secretária Lêda Borges. O projeto foi elaborado por técnicos da Superintendência Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social da Secretaria Cidadã.
Solenidade de lançamento está marcada para 9h45 desta segunda (5), no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, com as presenças do governador Marconi Perillo, do ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira e da secretária Leda Borges, titular da Secretaria Cidadã.
Economia solidária
Alternativa inovadora na geração de trabalho e inclusão social, a economia solidária tem como meta a gestão compartilhada que integra quem vende, quem troca e quem compra produtos e serviços. Tem como preceito o entendimento do trabalho como forma de emancipação das pessoas, por meio de processo de democratização econômica, porque possibilita que pessoas com pouca qualificação profissional saiam do mercado informal e possam criar alternativas de trabalho e renda.
Pequenos produtores rurais, produtores caseiros, artesãos e catadores de materiais recicláveis e outros podem se organizar em associações, agregar valor aos seus produtos e criar uma rede que promova a valorização dos produtos e, consequentemente, possam sobreviver com recursos gerados nesses empreendimentos.
Marca
O logotipo da EcoSol-GO representa o fortalecimento e união em torno da prática da economia solidária. Os elementos gráficos apresentados constituem a ligação de dois indivíduos com um só coração. Esses elementos representam valores como união e cooperação que estão presentes nas atividades da economia solidária.
O coração está representado pelo símbolo da reciclagem remetendo aos valores de uma economia sustentável. Além disso, o preenchimento com as cores da bandeira de Goiás também remete ao estado que é considerado o coração do Brasil.
Leia Mais:
- Marconi: “O slogan de todos nós tem de ser ‘tirar o Brasil da crise’”
- Marconi inaugura central de monitoramento de estradas e nova sede do Comando de Divisas
- Embaixadores de 17 países ressaltam importância do intercâmbio que Marconi promove para o desenvolvimento de Goiás
Leia mais sobre: Cidades