O governador Marconi Perillo encerrou 2016 com intensa agenda de trabalho, pautada pela condução das novas medidas de redução de despesas estabelecidas no Programa de Austeridade pelo Crescimento do Estado de Goiás, entrega de grandes obras em diversas partes do Estado e pela conclusão da primeira etapa de reuniões com os prefeitos eleitos e reeleitos dos 106 maiores municípios goianos. Seguindo a linha de trabalho de todo o ano, marcado pelas medidas e ações pela recuperação da economia, entrega e investimentos em obras e recuperação de estradas, Marconi manteve o ritmo acelerado até o fim de dezembro.
Da relação de obras entregues em dezembro, o destaque é para Sistema Produtor de Água Mauro Borges, a maior obra de saneamento executada no País. O sistema, formado pelo reservatório do rio João Leite e os complexos de elevação e tratamento de água, entrou em regime de pré-operação no dia 20. A previsão da Saneago é de que o complexo entre em operação definitiva em 31 de março deste ano.
O Sistema Mauro Borges vai atender Goiânia e Aparecida de Goiânia, garantindo a oferta de água tratada até o ano de 2040. O Sistema Produtor Meia Ponte, que atualmente atende a população da capital, será direcionado para as cidades de Trindade e Goianira. No total foram investidos R$ 1 bilhão na construção com recursos provenientes do governo estadual e federal.
No último mês, Marconi completou as audiências com grande parte dos prefeitos eleitos nas cidades goianas. No total, foram 106 prefeitos de todos os partidos recebidos pelo governador de novembro a dezembro. Neste mês, ele vai retomar as reuniões. A meta é receber mais 86 prefeitos no início deste ano. Os encontros têm o objetivo de aproximar a gestão estadual das gestões municipais e trazer ao governo estadual os principais pontos que os municípios precisam de parcerias.
Leia mais sobre: Cidades