16 de agosto de 2024
Cidades

Marconi e Iris discutem parceria para construção da Avenida Leste-Oeste Norte

O governador Marconi Perillo falou, em coletiva de imprensa no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na tarde de sexta-feira, 16, sobre o convênio entre Estado e Prefeitura de Goiânia para a construção da Avenida Leste-Oeste Norte, especialmente como estão sendo viabilizados os recursos para a efetivação da parceria. Segue a íntegra da entrevista do governador Marconi Perillo

Sobre recursos

Estamos acertando a viabilização de permuta de um terreno com a Prefeitura. Com esses recursos, nós viabilizaríamos a parte do governo do Estado. Temos alternativas, mas estamos com o firme propósito de ajudar a Prefeitura a realizar esse investimento.

Transferência de imóvel

Hoje, concretizamos mais uma parceria, que foi a doação de um terreno por parte da Prefeitura. E no imóvel, que era de uma vara cível do Tribunal de Justiça, vai funcionar o 13º Batalhão de Goiânia e a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar. Nós temos feito tratativas institucionais, tanto entre os Poderes quanto com as prefeituras do mais alto nível, sempre de forma republicana.

 Respostas a deputado do PMDB e conversa reservada com Iris

O prefeito Iris Rezende tem sido atacado também pelo deputado do partido dele e a pior coisa na política e na vida são críticas injustas, levianas, populistas, maldosas. O que eu fiz ontem foi apenas me defender. Como governador, faço um trabalho sério, que revolucionou o Estado, modernizou o Estado, e, muitas vezes, não se poder ouvir calado determinados insultos que não são verídicos. Agora, a minha relação com o prefeito é muito boa. Nós até rimos dessa situação de ontem, à medida que esse deputado também tem atacado demais o prefeito do próprio partido dele.

Veto ao pedágio

Algumas cobranças não são realmente justas, mas o fato é que tem determinadas matérias que são de origem do Executivo e outras que são de origem do Legislativo ou que podem ser emendadas por ele. O que vamos fazer é corrigir os erros que foram feitos para que essa situação seja resolvida da forma como os deputados querem. O veto precisa ser feito porque é legal, mas vamos enviar um novo projeto ao Legislativo para que seja corrigida essa questão. O projeto ficaria como estava antes das emendas dos deputados. O problema é que há um vício de origem, eles não poderiam fazer emendas naquele sentido. Foi o que argumentou a Procuradoria-Geral do Estado. Mas vamos corrigir enviando novo projeto.

Concessão de rodovias

Não estou preocupado só com o meu governo, mas com os próximos. Se essas rodovias não forem concessionadas, dificilmente serão duplicadas até Catalão, até Iporá, e outro problema é a questão da manutenção. As estradas de São Paulo, por exemplo, são as melhores do País, quase todas elas são concessionadas. Se eu tivesse me preocupando com o meu governo, eu não enviaria esse projeto à Assembleia. Não estou em uma ação populista, demagógica; estou pensando no futuro. Nós fizemos estradas de ótima qualidade; estamos terminando 400 quilômetros de duplicação e o que mais queremos nesse momento é que essas estradas sejam bem conservadas no futuro.

Pedágio na Região Metropolitana

Há determinação de que não seja cobrado. Repito: temos uma questão legal. Muitos projetos são vetados por vício de origem; outros precisam ser reenviados à Assembleia Legislativa; mas eu dou essa garantia de que esse assunto será resolvido legalmente.

Declarações de José Vitti

Eu respeito a opinião do presidente da Assembleia, com quem tenho uma relação extraordinariamente boa, assim como respeito o projeto do vice-governador José Eliton, que vai ser governador e deseja ser candidato à reeleição. O que precisa nesse momento é que os dois conversem e acertem uma relação respeitosa e convergente daqui para frente.

Candidatura de José Eliton

Eu não tenho dúvida em relação a isso. Agora, é preciso compreender que o presidente da Assembleia será a partir de 07 de abril o vice-governador do Estado. Nós compreendemos isso e o vice-governador, que será governador do Estado, também compreende isso. O José Vitti é uma autoridade importantíssima no Estado, assim como será o governador. Então, com certeza, os dois, que são amigos, terão condições de conversar sobre essa situação e vão se acertar. Eu não tenho dúvida disso.

Chapa majoritária

As definições vão acontecer em julho ou agosto. Agora, a minha preocupação é inaugurar obras e manter o ritmo do governo do Estado acelerado, cumprindo nossas obrigações.

Candidatura dele

Eu vou decidir isso mais à frente. Estou com a agenda pesadíssima. Parece que estou começando o governo, dada a quantidade de obras que estão sendo inauguradas, a quantidade de compromissos, de eventos. Não está sobrando folga na agenda. Como vou pensar em questões políticas no momento em que estou a todo vapor na administração?


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários