Foi lançado pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o Circuito Gastronômico Goiás, que integra uma série de festivais já existentes que são organizados pela Goiás Turismo ou pelas prefeituras. Nesta quarta-feira (19), no Palácio das Esmeraldas, além da apresentação do circuito, também foi lançado o festival gastronômico TereÓxente da cidade de Terezópolis.
Integram o Circuito Gastronômico Goiás os festivais de Alto Paraíso, Caldas Novas, Goiás, Goiânia, Nova Veneza, Pirenópolis, São Simão, Terezópolis de Goiás e Trindade.
O governador Marconi Perillo destacou que os festivais gastronômicos não são importantes apenas no dia em que os eventos são realizados, mas que há uma série de consequências positivas.
“É importante salientarmos os resultados deste circuito gastronômico que apresenta resultados positivos não apenas durante cada evento, mas há desdobramentos econômicos, sociais e culturais. Divulga valores regionais, favorece intercâmbios, qualifica a mão de obra local e estimula práticas sustentáveis, na cadeia produtiva, na produção, comercialização e na hora de servir os alimentos”, declarou o governador.
De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, a gastronomia deixou de ser uma necessidade básica para se tornar um grande diferencial na escolha do destino. “Hoje lançamos o maior circuito gastronômico do país, que é o Circuito Gastronômico Goiás, ele está integrando vários festivais existentes como o de São Simão, Pirenópolis, Alto Paraíso e apoiando vários outros festivais, nós entendemos que a gastronomia deixou de ser necessidade básica e é um grande diferencial na atração do turismo, além de ser o terceiro gasto do turista numa viagem, e ajuda a movimentar uma cadeia produtiva importante’, afirmou.
Segundo Leandro Garcia, o calendário do circuito foi distribuído de forma que se tenha praticamente um festival a cada mês.
Terezópolis
Nesta quarta-feira (19), também foi lançado o 1º Festival Gastronômico de Terezópolis denominado: TereÒxente. Com cardápio nordestino, o evento será realizado de 28 a 30 de abril deste ano. A escolha do cardápio do festival levou em consideração a ocupação dos nordestinos que migraram para Terezópolis.
Leia mais:
- Marconi lança “o maior Circuito Gastronômico do país”, diz presidente da GoiásTurismo
- Marconi lança 12ª edição do Festival Gastronômico de São Simão
- III Festival Gastronômico de Caldas Novas começa nesta quinta-feira (3)
Leia mais sobre: Cidades