Com o objetivo de continuar atraindo novos investimentos para Goiás, o governador Marconi Perillo comanda, a partir desta segunda-feira (16/5), missão comercial de três dias aos Estados Unidos. Marconi vai divulgar as potencialidades de negócios com o setor produtivo do Estado em quatro eventos na cidade de Nova York. A agenda de trabalho é composta de uma série de reuniões com empresários e possíveis investidores norte-americanos e canadenses, principalmente do setor financeiro, da indústria de alimentos e bebidas, energética e automotiva.
Nesta segunda-feira, a partir das 8 horas, participa do 5.º World Economy and Brazil, no Harvard Club. O evento é realizado pela FGV e terá o fundador do Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga e diretor do Banco Bradesco, Octávio Barros, como palestrantes. Em pauta a crise brasileira e o avanço da relação comercial entre Brasil-EUA como possível solução para a crise.
Na tarde desta segunda-feira, o governador realiza reuniões na Bolsa de Valores de Nova York. Na ocasião, ele ainda participa do encerramento das negociações do dia. Considerado um dos eventos de maior destaque do mundo financeiro, o fechamento da bolsa de valores ocorre às 16 horas (horário local), quando os sinos são acionados, indicando o fim das transações. Os sineiros são pessoas de destaque. Além de executivos, atletas como Michael Phelps e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, já tocaram o sino.
Na terça-feira (17 de maio), o governador e sua comitiva estarão presentes num café da manhã com representantes do Banco BTG e com o economista Pérsio Arida. Estão previstas ainda reuniões com empresários brasileiros, latinos e americanos no V World Economy and Brazil, no Harvard Club.
Na quarta-feira (18 de maio), a convite Conselho das Américas e pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), Marconi fará palestra sobre os potenciais econômicos de Goiás, destaques administrativos, soluções em gestão pública, propostas de superação da crise, durante evento da Lide, a partir das 13h30, no American Society. A exposição, prevista para durar cerca de 30 minutos, será acompanhada de perguntas e respostas dos empresários norte americanos presentes.
As missões comerciais têm sido estratégicas para o Estado, especialmente em meio à crise econômica nacional, com previsão de queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pela seguda vez consecutiva neste ano. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), a divulgação das potencialidades econômicas de Goiás no exterior abriu caminho para uma sensível ampliação da pauta comercial do Estado com o mundo.
No ano passado, foram vendidos 917 produtos produzidos e manufaturados em território goiano diferentes para 145 países. O superintendente executivo de Comércio Exterior do Estado, William O’Dwyer, afirma que a diversificação da pauta de exportação e ampliação do número de compradores é prova do amadurecimento do Estado no comércio internacional.
Segundo ele, este desempenho foi alcançado graças às rodadas de negócios e missões comerciais realizadas pelo governador Marconi Perillo junto a empresários e representantes do corpo diplomático em atuação no Brasil e exterior.
“Foram mais de 250 reuniões com compradores estrangeiros em 2015, realizadas em sete missões, cinco eventos, seis missões recebidas e dezenas de reuniões individuais. Boa parte delas se converteu em negócios para os empresários goianos, que impactaram de forma positiva nas vendas internacionais. Isso possibilita as empresas gerarem mais emprego e renda para o povo goiano, impactando de forma positiva na economia”, explica O’Dwyer.
AGENDA DA MISSÃO DO ESTADO DE GOIÁS A NOVA YORK
14 A 19 DE MAIO DE 2016
- SEGUNDA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2016
- 8h – V World Economy and Brazil, no Harvard Club
- Mesa redonda com: Dr. Arminio Fraga, fundador da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central do Brasil; Prof. Carlos Geraldo Langoni, Diretor do Centro de Economia Mundial da Fundação Getúlio Vargas e ex-presidente do Banco Central do Brasil; Dr. Octavio de Barros, Diretor e Economista, Banco Bradesco
- 15h30 Evento na New York Stock Exchange (Bolsa de Valores de Nova York) Closing Bell – Fechamento da Seção da Bolsa de Valores de Nova Yor
- TERÇA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2016
- 8h30 às 10h30 – Conferência do Banco BTG, Evento Brazil and the World Economy; Harvard Club
- QUARTA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2016
- 8h – LIDE Business Breakfast – Exposição do Governador do Mato Grosso, Pedro Taques
- 10h – Sugar and Ethanol Conference – DATAGRO
- 12h30 – LIDE Business Lunch – Exposição do Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo sobre as Potencialidades Econômicas de Goias – Americas Society / Council of the Americas
Leia mais sobre: Política