Na terceira reunião de trabalho desta quarta-feira (1º) em Riade, na Arábia Saudita, o governador Marconi Perillo e a delegação da Missão Comercial do Governo de Goiás ao Oriente Médio se reuniram com a direção da Abdulaziz Alsaghyir, companhia que atua no fortalecimento financeiro de diversas empresas ao redor do mundo. Marconi apresentou as potencialidades da economia goiana, com destaque para o agronegócio e a indústria, e detalhou o programa de privatizações em andamento no Estado.
O governador e a delegação de Goiás foram recebidos pelo diretor de operações da Abdulaziz Alsaghyir Holding, Nazar A. Alsaghyir. O executivo explicou que a companhia, criada em 2009 com o objetivo de colaborar com o fortalecimento e crescimento de outras empresas, tem interesse prioritário por investimentos em indústria, varejo, petróleo e gás, imóveis, construção civil, comunicações, alimentação, programas de privatização e obras de infraestrutura.
O governador afirmou que o Estado de Goiás está aberto aos investimentos estrangeiros voltados para o desenvolvimento da economia e da infraestrutura do Estado. Ele citou, entre outras prioridades, o trem da passageiros Goiânia-Brasília e o Aeroporto de Cargas de Anápolis. “Voltaremos em breve à Arábia Saudita para dar continuidade a essas conversações e as manteremos no Brasil através de nossas representações”, disse Marconi.
Mais cedo, o governador e a delegação goiana estiveram na ABB e na Artar, outras duas grandes companhias da Arábia Saudita, responsáveis por investimentos em áreas estratégicas da economia regional e mundial.
Marconi a delegação foram recebidos pelo CEO da ABB na Arábia Saudita, Abdullah I. Al Hobayb. A ABB é uma gigante mundial do setor de energia, com negócios em mais de 100 países. A empresa é pioneira e líder em tecnologia, voltada aos clientes industriais, de concessões, transporte e infraestrutura. Também é bastante atuante na promoção de pesquisa e desenvolvimento de produtos para o mercado de energia e tem atualmente mais de US$ 1 bilhão aplicados em inovação tecnológica.
Ao falar a movimentada agenda na Arábia Saudita, Marconi assinalou que trata-se de uma enorme conquista para a economia de Goiás, uma vez que é um dos países mais fechados do mundo, apesar de seus empresários e investidores estarem dispostos a celebrar parcerias internacionais. “A decisão da Arábia Saudita de nos receber e nos apresentar para seus empresários e investidores mostra que o País está aberto para as conversações com o Governo de Goiás e com os empreendedores goianos”, assinalou o governador.
“A Abdulaziz Alsaghyir se esforça para impulsionar o crescimento através da gestão de seus investimentos em vários setores econômicos, de forma eficaz e responsável, de modo a ser o parceiro e aliado preferencial para grandes corporações regionais e internacionais”, disse Nazar A. Alsaghyir.
Acompanhado por empresários de diversos setores, Marconi apresenta as potencialidades da economia de Goiás para autoridades e investidores dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita. Ontem, ele concluiu a primeira etapa da missão, com compromissos em nos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi e Dubai.
Em Abu Dhabi, Marconi e a delegação goiana detalharam as possibilidades de investimentos durante reuniões de trabalho na Câmara de Comércio Internacional do Emirado, no Masdar Instituto de Ciência e Tecnologia e em dois fundos soberanos de investimentos.
Marconi e o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, assinaram protocolo de intenções para a implantação da primeira unidade da Caracal Internacional no Brasil. A produtora de armas leves vai investir 500 milhões de reais na construção da unidade em Goiás, gerando 600 empregos diretos e outros 650 indiretos.
Em Dubai, o governador Marconi Perillo e a delegação goiana estiveram na maior feira de alimentos do Oriente Médio para apresentar as potencialidades do agronegócio de Goiás. Ele também fez um apanhado sobre a economia goiana para investidores de Dubai. A segunda etapa da missão, que começou hoje na Arábia Saudita, prossegue até esta quinta-feira (2/3), quando o governador e delegação serão recebidos pelo príncipe Murquin Bin Abdul Aziz Al Saud, em Riade.
Leia mais sobre: Mundo