Ao finalizar, na tarde de hoje, a entrega de 7,3 mil bolsas universitárias após uma maratona que durou todo o dia, o governador Marconi Perillo afirmou que a Bolsa Universitária, programa criado por ele em 1999, é um dos mais importantes legados de sua gestão, construído com coragem e amor.
“Naquele ano, estávamos começando o governo com tantas dificuldades financeiras, mas tomei essa coragem porque era preciso pensar na educação, na qualificação profissional, em oportunizar de forma democrática o ensino superior. Por isso, foi preciso coragem para criar esse programa pioneiro, mas também muito amor pela educação”, afirmou, lembrando que a entrega das primeiras bolsas, em 1999, talvez tenha sido a cerimônia mais emocionante de sua vida.
“Hoje penso que 187 mil pessoas poderiam não ter se formado, se não fosse esse programa. Não teriam uma boa oportunidade de trabalho, qualificação”, disse, ressaltando que, com os 7,3 mil contemplados hoje, o programa já beneficiou 187 mil estudantes desde sua criação. Até o final deste ano, serão quase 200 mil, já que hoje também foi aberta a inscrição para 10 mil novas bolsas.
Marconi, que estava acompanhado pela primeira-dama e presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, também ressaltou que a Universidade Estadual de Goiás (UEG), criada por ele em 1999, chega ao formando número 100 mil neste ano. Portanto, até o final de sua quarta gestão, a Bolsa Universitária e a UEG terão formado juntas cerca de 300 mil pessoas. “Serão 300 mil pessoas as quais ajudamos a melhorar a vida”, assegurou.
O vice-governador José Eliton parabenizou os estudantes pela grande conquista, e destacou: “Vocês iniciam uma jornada que foi possível graças ao pioneirismo de Marconi, que sempre foi um visionário”. O Governo de Goiás investe, anualmente, R$ 80 milhões na Bolsa Universitária, que tem 84 instituições parceiras.
Leia mais sobre: Notícias do Estado