Marcelo Carneiro foi empossado titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), na tarde desta segunda-feira (02), pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A cerimônia foi realizada no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
O novo titular assume a pasta no lugar de César Moura, que segue à frente da Secretaria de Estado da Retomada. O governador elogiou a atuação de César Moura à frente da pasta e citou que o novo secretário terá uma extensa agenda de trabalho neste ano, com eventos como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), Canto da Primavera, Festa do Divino, Romarias e outros.
“Carneiro é um secretário que já vem de longa data na defesa da cultura do Estado de Goiás. É um conhecedor profundo não só da legislação, mas também do amor de todos os artistas de cidades do interior e também da capital por Goiás”, afirmou Caiado.
Com 22 anos de dedicação à produção cultural, Marcelo Carneiro disse que ocupar o cargo é uma vitória expressiva de todos que se dedicam ao fazer artístico e cultural. “Acredito na cultura como ferramenta de transformação e proponho foco em um objetivo que possa se tornar comum, que é fazer a política cultural no seu conceito mais puro”, afirmou.
Na cerimônia, o secretário da Retomada, César Moura, agradeceu ao governador e à equipe da Secult pela experiência de 1 ano e 4 meses à frente da Cultura. Ele comemorou que conseguiu cumprir o principal objetivo de Caiado, que foi fazer os recursos chegarem aos produtores, com a destinação de 53% para o interior e beneficiamento de 118 municípios. “Marcelo, vamos estar juntos. A cultura foi um dos setores mais afetados pela pandemia e a Retomada vai continuar com esse olhar para o setor”, disse.
Também estiveram presentes na posse, o presidente da GoiásTurismo, Fabrício Amaral; a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luana Cássia Ribeiro; o diretor superintendente do Serviço Social do Comércio e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sesc/Senac), Leopoldo Veiga Jardim; a ex-vereadora Doutora Cristina; presidentes de entidades e associações ligadas à cultura, profissionais da área de cultura e imprensa.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Secult Goiás / Política