O deputado Beto Mansur (PRB-SP) retirou sua candidatura à presidência da Câmara e anunciou apoio de seu partido a Rogério Rosso (PSD-DF), candidato favorito do chamado centrão da Casa. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) e o deputado Fausto Pinato (PP-SP) também desistiram do pleito. Com a desistência dos três parlamentares, a disputa terá 14 candidatos.
Beto Mansur fez o anúncio no Salão Verde pouco depois de PSDB, PSB e PPS terem anunciado uma aliança com o DEM para apoiar Rodrigo Maia (DEM-RJ). “O que eu não quero é ter surpresa no segundo turno”, disse Mansur. “A gente precisa ter uma base nossa. É esse grupo de partidos que forma a base do governo, que foi fundamental para que votássemos oimpeachment de Dilma Rousseff.”
A expectativa do centrão, formado por PRB, PSD e outros 10 partidos e que constituem uma das principais bases de sustentação do governo interino na Câmara, é que a disputa pela presidência da casa seja levada a um segundo turno entre Rosso e Maia.
Mansur negou influência do Palácio do Planalto em sua decisão de retirar sua candidatura. “Não recebo ordens de ninguém”, afirmou.
PT
Maria do Rosário (PT-RS) disse que havia se candidatado para dar uma alternativa ao PT, que até o momento não anunciou apoio a nenhum candidato.
Neste momento, a liderança petista está reunida com Marcelo Castro (PMDB-PI), ex ministro da Saúde da presidenta afastada Dilma Rousseff, que teve seu nome lançado ontem (12) na disputa pela bancada peemedebista na Câmara.
“Retiro minha candidatura, mas reitero minha convicção que o PT deve se alinhar a um candidato à esquerda”, disse Maria do Rosário. Ela acrescentou ser fundamental que o candidato a ser apoiado pela bancada petista também esteja empenhado na cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Os candidatos Orlando Silva (PCdoB-SP) e Luiza Erundina (PSOL-SP) também aguardam para se reunir com a liderança do PT.
Candidatos
- Evair Vieira de Melo (PV-ES)
- Esperidião Amin (PP-SC)
- Rodrigo Maia (DEM-RJ)
- Miro Teixeira (Rede-RJ)
- Luiza Erundina (PSOL-SP)
- Rogério Rosso (PSD-DF)
- Giacobo (PR-PR)
- Cristiane Brasil (PTB-RJ)
- Carlos Gaguim (PTN-TO)
- Carlos Manato (SD-ES)
- Gilberto Nascimento (PSC-SP)
- Marcelo Castro (PMDB-PI)
- Fábio Ramalho (PMDB-MG)
- Orlando Silva (PCdoB-SP)
Heráclito Fortes (PSB-PI), que na semana passada havia se candidatado, abriu mão da disputa ontem.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
- Presidência da Câmara será disputada por 17 deputados; veja lista
- Disputa pelo comando da Câmara já tem 14 candidatos; saiba quem são eles
- Cunha renuncia à presidência da Câmara
Leia mais sobre: Brasil