14 de dezembro de 2025
Ato

Manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria

Em Goiânia, o protesto ocorre na Praça Universitária
Manifestação contra o PL da Dosimetria, na Avenida Paulista. Foto: Camila Boehm/Agência Brasil
Manifestação contra o PL da Dosimetria, na Avenida Paulista. Foto: Camila Boehm/Agência Brasil

Manifestantes de diversas cidades brasileiras, incluindo Goiânia, vão às ruas neste domingo (14) protestar contra a aprovação do chamado PL da Dosimetria, o projeto de lei que pretende diminuir o cálculo das penas de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os atos são promovidos pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, movimentos de esquerda que se mobilizaram contra a aprovação do projeto. Pela manhã, os atos foram realizados nas principais capitais do país, entre elas, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, Fortaleza, Salvador e Brasília. Na capital goiana, os manifestantes se encontram durante a tarde na Praça Universitária.

Votação do projeto

De acordo com a Agência Brasil, a votação do PL ocorreu após a Polícia Legislativa retirar, à força, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) da Mesa Diretora, que ele havia ocupado. Jornalistas foram proibidos de cobrir a ação policial e vários profissionais de imprensa foram agredidos pelos policiais.

Parlamentares da oposição preveem, para Bolsonaro, que o total da redução pode levar ao cumprimento de 2 anos e 4 meses em regime fechado em vez dos 7 anos e 8 meses pelo cálculo atual da vara de execução penal.

“A convocação desse ato foi motivada pela votação que aconteceu na Câmara dos Deputados essa semana do PL da Dosimetria. Nós entendemos que é uma anistia e que os crimes que foram cometidos contra a democracia são muito graves e não podem ser perdoados, até porque a impunidade faz com que venham outras tentativas de golpe depois”, disse Juliana Donato, da Frente Povo Sem Medo.

Ela avalia que a pressão popular nas ruas é um movimento que pode, sim, levar à derrota do PL na votação que ainda ocorrerá no Senado, e destaca que o ato é também um protesto contra a aprovação pelo Congresso de diversas outras pautas que vão contra o povo brasileiro.


Leia mais sobre: Geral