19 de novembro de 2024
Cidades

Manifestantes presos após invasão e depredação da sede da Seduce

{gallery}Vandalismo na Seduce{/gallery}A sede administrativa da secretaria da Educação do Governo de Goiás foi novamente invadida no começo da noite desta segunda,15, pelo grupo Secundaristas em Luta. As primeiras informações da Polícia Militar de Goiás (PM GO) indicam que a ação do grupo foi promovida mediante uso da força e com depredação do patrimônio publico.

O porta-voz da PM GO, coronel Ricardo Mendes, os invadores “quebraram tudo”. E detalhou que a polícia vai cumprir sua missão e tentará negociar a desocupação, novamente. “Depredaram o interior da secretaria”, disse ele.

Em nota divulgada no Facebook, o grupo Secundaristas em Luta, informou que, agora, a SEDUCE está ocupada pelo grupo. Anteriormente, este segment divulgou que os que estavam na ocupação anterior não representavam os que entraram lá, hoje.

Na mesma comunicação, o grupo informa que os estudantes que estavam nas escolas desocupadas pelas decisões judiciais, agora, ocupam a sede da secretaria.

O ato seria uma resposta  “à manobra suja de hoje ao alterar o local da Sessão Pública onde seria realizada a abertura dos envelopes das OSs. O grupo protesta contra à implementação das Organizações Sociais na educação pública de Goiás.

As 22 horas o grupo foi retirado da sede da Seduce e encaminados para a Dracon para prestar esclarecimentos sobre o crime de depredação de patrimônio público. O porta-voz da PM de Goiás, Coronel Ricardo Mendes destacou que ocorreu um descumprimento de um acordo entre os ocupantes e a Secretaria de Educação e que foram encaminhados para a delegacia 19 maiores de idade e 13 menores.

“Houve um descumprimento por parte do movimento dos estudantes secundaristas onde eles descumpriram um acordo com o Comitê de crise da Secretaria de Segurança Pública, ocuparam o prédio no inicio da noite, danificaram móvies e outras partes do predio e por isso ocorreu a necessidade de um negociação e uma intervenção da Policia Militar”, explicou o coronel.

Os presos estão sendo encaminhados para o Instituto Médico Legal para fazer exames e depois serão encaminhados para a Draco para fazer o boletim de ocorrência. 

 

Momento da prisão dos ocupantes 

 {youtube}-UqhgwUfbfk{/youtube}

 

Imagens de como ficou a sede da Seduce 

{youtube}GPOh6z1oZAo{/youtube}

 

 Veja imagens do vandalismo 

{gallery}Vandalismo na Seduce{/gallery}


Leia mais sobre: Cidades