22 de novembro de 2024
Política • atualizado em 22/03/2020 às 17:43

Mandetta sugere adiar eleições municipais

Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sugeriu neste domingo (22), em teleconferência com prefeitos, que as eleições municipais sejam adiadas. Mandetta teme que ações “políticas” possam prejudicar as estratégias para prevenção contra o novo coronavírus.

“Eu faço até uma sugestão para você discutirem. Está na hora de olhar e falar assim: ‘ó, adia, faz um mandato tampão desses vereadores, desses prefeitos’. Eleição no meio do ano é uma tragédia, vai todo mundo querer fazer ação política”, disse Mandetta.

Em entrevista coletiva neste domingo, o ministro explicou a sugestão. Ele disse que esta questão não é de sua atribuição, mas reforçou que não é hora de ações políticas visando eleições.

“Há prefeitos que tomam decisões pensando nas eleições. A oposição vai às rádios cobrando medidas mais duras pensando nas eleições. Há setores que pedem medidas mais brandas pensando nas eleições. Está na hora de pensarmos mais nas futuras gerações que nas eleições”, disse em entrevista coletiva neste domingo.

Durante a teleconferência, os prefeitos evitaram comentar a fala do ministro. No entanto, boa parte do Congresso já admite discutir o adiamento do pleito de outubro. A medida serviria também para destinar recursos do fundo eleitoral para a saúde.

Em entrevista à Revista Veja, o governador Ronaldo Caiado afirmou que o estado estima a duração da crise do coronavírus entre 90 e 120 dias. Dentro dessa previsão, vários prazos do calendário eleitoral poderiam ser afetados, como as convenções partidárias e também a janela partidária, que se encerra no dia 4 de abril.


Leia mais sobre: / Política