02 de janeiro de 2025
Aparecida de Goiânia

Mais uma paciente de Manaus recebe alta em Aparecida de Goiânia

Paciente de Manaus deixou Hmap neste sábado. (Foto: Enio Medeiros)
Paciente de Manaus deixou Hmap neste sábado. (Foto: Enio Medeiros)

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap) deu alta neste sábado (30) a mais uma paciente transferida de Manaus com covid-19. Trata-se de Maria de Fátima Façanha Coelho, de 68 anos, que deixou a unidade por volta das 11h.

“Fui bem cuidada aqui, acolhida com carinho, muito obrigada a todos neste hospital”, agradeceu Maria de Fátima, que acrescentou que foi salva pela “providência divina” por ter a oportunidade de receber o tratamento que a ajudou a enfrentar o coronavírus. Ao lado do marido João, ela celebrou a possibilidade de um retorno breve a Manaus e se lembrou da dedicação da equipe nos momentos mais difíceis de sua internação.

Maria de Fátima é uma dos 14 amazonenses transferidos para o Hmap no dia 18 de janeiro, por conta do colapso da rede hospitalar do Amazonas. Ela não precisou de UTI, mas teve grave comprometimento pulmonar. Ela fica em uma casa de apoio, custeada pelo governo de Goiás, até a ida dela para casa, prevista para domingo (31), com outros pacientes que tiveram alta no Hospital das Clínicas.

O Hmap ainda trata de cinco pacientes do Amazonas. Três deles estão na UTI, sendo dois em ventilação mecânica e um em respiração espontânea, com uso de máscara facial com ventilação não invasiva. Na enfermaria, há duas duas utilizando oxigênio em baixa dose. “Aguardamos mais altas para os próximos dias e os profissionais estão empenhados em oferecer a melhor atenção possível para os pacientes”, disse o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Em contrapartida, o Hmap registrou quatro óbitos entre os pacientes que chegaram de Manaus. O primeiro foi na tarde de segunda-feira (25), de uma mulher de 58 anos que apresentou piora do quadro clínico e faleceu em menos de 12 horas após o agravamento. O segundo foi às 7h36 de terça-feira (26), de um homem de 46 anos que estava na UTI. O terceiro ocorreu às 23h16, também na terça, de uma mulher de 57 anos que estava na UTI desde que chegou ao hospital. O quarto foi um homem de 58 anos falecido às 2h50 desta sexta-feira (29).

No Hospital das Clínicas da UFG também foram registrados dois óbitos de amazonenses. O mais recente foi na noite desta sexta-feira (29).


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia / Destaque 2