Durante 24 horas forças policiais dos estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal realizaram uma operação que visou o combate do tráfico de drogas. Somente em Goiás, mais de meia tonelada de maconha foi apreendida.
Resultados
De acordo com o diretor geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio dos Santos a ação foi realizada em conjunto entre as diferentes forças de segurança. A operação denominada Brasil Central Seguro foi realizada em quatro fases: planejamento, cumprimento dos mandados de prisão e mandados e realização de bloqueios.
De acordo com a Polícia Civil, a operação tem como objetivos o enfrentamento direto ao tráfico de drogas, e por isso também é realizada com foco nas divisas com outros estados. Foram cumpridos em Goiás 136 mandados de busca e apreensão e 22 de prisão preventiva, 34 pessoas foram presas em flagrante. Quatro armas de fogo foram apreendidas.
“São bandidos de alta periculosidade. Realizavam o comércio de drogas. Retiramos estas pessoas de circulação. Os números mostram que a operação foi positiva. Só em Goiás apreendemos 520 kg de drogas. 22 pessoas estavam foragidas e cometendo crimes”, explicou o delegado.
Itumbiara
Hugo Henrique Brito Costa de 23 anos, foi preso em flagrante na cidade de Itumbiara. Ele estava em posse de 320 kg de maconha. A droga abasteceria o mercado da região. Os entorpecentes foram aprendidos por policiais do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc).
Aparecida
A partir de uma ação realizada em Ipameri, na chamada Região da Estrada de Ferro, uma equipe da Rotam abordou um suspeito que estava em posse de 8 kg de maconha. Durante a abordagem, ele informou que havia grande quantidade de droga em uma chácara na cidade de Aparecida. No local, foram apreendidos 200 kg de maconha.
Outros Estados
Em Tocantins foram cumpridos 106 mandados de busca e apreensão e 27 de prisão preventiva. 51 pessoas foram autuadas em flagrante e 10 armas de fogo foram apreendidas. Já no Maranhão, a operação resultou no cumprimento dos 33 mandados de busca e apreensão expedidos. Os dados relativos a outros estados ainda não foram repassados. Rondônia foi o único estado do Consórcio Brasil Central que não participou da ação.
Leia mais sobre: Cidades