22 de dezembro de 2024
Destaque 2

Mais de 92% dos leitos de UTI para Covid-19 estão ocupados em Goiás

Foto: Claudivino Antunes
Foto: Claudivino Antunes

O Estado de Goiás possui, atualmente, a taxa de 92,31% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19, com 390 internações e apenas 29 unidades disponíveis, distribuídas em Goiânia, Anápolis, Trindade, Senador Canedo, Nerópolis, Catalão, São Luís de Montes Belos, Itumbiara e Luziânia.

Na enfermaria, o número de leitos ocupados, destinados ao tratamento da Covid-19, é de 417, com taxa de ocupação em 67,39% em todo o Estado e disponibilidade de 137 lugares. No total, a taxa de ocupação de leitos destinados à doença é de 79,55%.

Na última terça-feira (24), durante entrevista coletiva após a entrega do novo campus da Faculdade da Polícia Militar de Goiás, o governador Ronaldo Caiado afirmou que março será o pior mês para o Estado, no enfrentamento à Covid-19, devido à crescente demanda nos hospitais.

Caiado destacou a constante abertura de novos leitos, ressaltando que, apenas nesta semana, mais 50 leitos para tratamento da Covid-19 estão sendo abertos. “Estamos hoje com muito mais leitos de enfermaria e de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do que na primeira onda, e a demanda está cada dia maior”, relatou.

Na ocasião, o governador disse, ainda, que a sobrecarga nos hospitais tem sido um fator preocupante e, por isso, é necessária a colaboração e a conscientização de toda a população, neste momento. “Se não tivermos a contrapartida da população, fica difícil. Já disse e repito: há limitação, principalmente das nossas equipes na área de saúde. Estão estafadas, sobrecarregadas, alguns não suportam a carga do volume de trabalho”, ponderou.

Das 29 vagas de UTI disponíveis para tratamento à Covid-19 em Goiás, sete estão em Goiânia – quatro no Crer e três no Hugol, seis no Hospital Sagrado Coração de Nerópolis, três no Hospital Municipal de Senador Canedo, três no Hcamp de Luziânia, duas nos municípios de Catalão, Itumbiara e São Luís de Montes Belos, uma no Hospital de Urgências de Anápolis e outra no Hospital de Urgências de Trindade.


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque 2 / Goiás - Estado