23 de novembro de 2024
Destaque 2

Mais de 90% das viagens de ônibus foram feitas abaixo da capacidade, diz CMTC

Foto: Divulgação/ CMTC
Foto: Divulgação/ CMTC

A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) informou que mais de 90% das viagens de ônibus realizadas na Região Metropolitana de Goiânia nesta terça-feira (24) foram feitas abaixo da capacidade de passageiros sentados, conforme informou o presidente Benjamin Kennedy.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia, o presidente da CMTC relatou inúmeros ônibus vazios, até mesmo em horários de pico. Segundo ele, houve veículos até mesmo sem passageiros.

“Infelizmente, mais de 90% dessas viagens com um, dois, quatro, cinco passageiros nos veículos. Algumas não tiveram nenhum passageiro. Até preferimos parar esse veículo na metade do caminho para não completar a viagem completamente vazio”, contou.

Kennedy disse ainda que apenas seis viagens nesta terça foram feitas com passageiros em pé, o que contraria determinação do governo estadual, para que o transporte público opere apenas com usuários sentados. Contudo, segundo o presidente da CMTC, todas as outras viagens, de um total de 8.500, foram feitas dentro da regra.

“Tivemos alguns problemas, mas bem localizados em regiões fora do centro expandido. Tivemos seis viagens que tivemos um carregamento além dos bancos. Nos terminais, todos os nossos veículos obedeceram essa regra, e os usuários também estão bem mais conscientes. Conseguimos atender praticamente 100% das viagens só com passageiros sentados”, ponderou.

Acréscimo nesta quarta

Segundo Kennedy, o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, pedindo que as regras de isolamento sejam afrouxadas, fez muitas pessoas irem aos terminais. Mesmo assim, não houve aglomerações.

“Hoje de manhã também foi satisfatório. Tivemos um pequeno acréscimo nessa demanda e relacionamos isso à fala dessa pessoa (Bolsonaro). Mesmo assim, presenciamos nas plataformas que é praticamente a capacidade de um veículo, com 32 pessoas sentadas em cada baia. Aquele problema de ontem, em seis linhas, não tivemos. A informação é que todos os ônibus transitaram, mesmo na periferia, só com pessoas sentadas. Depois das 7h15, várias linhas sem nenhum passageiro”, explicou.

De acordo com a CMTC, na segunda-feira (23), o sistema teve 117 mil usuários. Na terça, a companhia estima entre 100 mil e 105 mil passageiros. Ainda não há estimativa para a quarta-feira.

Diálogo

A CMTC espera manter um diálogo com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública e Ministério Público para unificar ações e ajustar a operação do sistema de acordo com a demanda.

“Na semana passada que tivemos uma demanda maior, a arrecadação do sistema era praticamente para cobrir o valor do óleo diesel para a circulação”, justifica Kennedy. “As empresas ficaram de apresentar alguns números para levar às autoridades e ver como vai ficar o atendimento”, completa.


Leia mais sobre: / / Cidades / Destaque 2