Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 no país, o estado de Goiás já vacinou 82.103 pessoas com endereço do Distrito Federal (DF). Segundo o governo, foram 64.666 referentes à primeira dose e 17.360 à segunda, além de 77 pessoas que receberam imunizante que precisa de dose única.
Apesar de discussões entre os governadores das duas unidades federativas — Ronaldo Caiado e Ibaneis Rocha –, o goiano sempre disse que é inadmissível moralmente barrar as pessoas do DF na imunização em Goiás.
“Não é possível barrar a vacinação de brasilienses do ponto de vista legal e, acima de tudo, moral”, disse o democrata.
Com as novas doses que chegaram ainda na semana passada em Goiás, o governador iniciou outra estratégia no atendimento à população e destinou 90% para o público em geral e 10% das doses a grupos prioritários.
“90% das vacinas que chegarem serão aplicadas nos municípios por faixa etária. 10% destinam-se a grupos específicos”, informou.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, informou também que as novas estratégias vão dando celeridade ao atendimento à população de Goiás.
“As vacinas podem ser utilizadas para grupos específicos de acordo com a realidade do município. Pelo menos 90% das doses, o que pode chegar a 100%, avançarão por ordem decrescente de idade”, pontuou.
A Secretaria de Saúde de Goiás informa ainda que a Região de Saúde do Entorno Sul, que abrange os municípios de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, teve 226.836 vacinas aplicadas contra a Covid-19, das quais 173.760 para primeira dose e 52.970 para reforço.
Já no Entorno Norte, constituído pelos municípios de Água Fria de Goiás, Alto Paraíso, Cabeceiras, Flores de Goiás, Formosa, Planaltina, São João D’Aliança e Vila Boa, foram aplicados 94.461 imunizantes, sendo 75.756 para a primeira aplicação e 18.705 para segunda.
Com o avanço da imunização da população goiana, o governador Ronaldo Caiado espera chegar o mais breve possível ao máximo de pessoas imunizadas. O gestor já marcou a volta às aulas no estado já para início de agosto.
Leia mais sobre: Goiás / Ronaldo Caiado / Destaque 2 / Política