O Procon Goiânia, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), realizou operação em 16 hotéis da capital, entre os dias 21 e 23 de julho, para verificar a validade dos produtos que são oferecidos aos clientes. Ao todo, foram apreendidos 53,850 litros de refrigerantes, 21,820 litros de água mineral e 36,532 quilos de alimentos, como iogurte, carnes, bacon, linguiça.
Além disso, foram lavradas sete autuações e uma notificação referente à cobrança de 10% sob serviços.
De acordo com a assessoria de imprensa do Procon Goiânia, os produtos apreendidos possuíam prazo de validade vencido, não estavam armazenados corretamente, com tampas abertas ou não possuíam informações sobre a validade. “Quando você compra um produto em grande quantidade e vai dividi-lo em pequenos potes é preciso colocar a etiqueta de fabricação e data de validade em todos os recipientes”, informou a assessoria.
Para o superintendente do Procon Goiânia, Rodrigo Melo, foi escolhido o mês de julho para fazer a operação por ser período de férias e ter fluxo maior em hotéis. “O maior problema encontrado foi o de produtos com prazos de validade vencidos, e todos os alimentos apreendidos serão levados para o descarte correto no aterro sanitário”.
Os proprietários dos estabelecimentos notificados terão dez dias para apresentação de defesa. Caso não seja considerada procedente, poderá ser aplicada penalidade e multa, baseada na gravidade da situação e porte econômico da empresa.
O Procon não informou o nome dos estabelecimentos fiscalizados, nem onde foram encontrados os produtos vencidos.
Leia mais sobre: Cidades