A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realizou, no primeiro trimestre de 2022, a pintura de 310.138 mil metros quadrados de meio-fio, em toda a capital. No total, foram 112.379 metros quadrados pintados em janeiro, 86.839 em fevereiro, e 110.920 metros quadrados concluídos em março.
De acordo com balanço realizado pela Comurg o número de demandas é menor, em comparação ao ano de 2021, quando foram revitalizados 3,5 milhões de metros quadrados de meios-fios. “Quando iniciamos a gestão, constatamos necessidade grande de revitalizar os espaços urbanos. Objetivo é que toda cidade esteja devidamente sinalizada”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
A Companhia conta, em média, com 12 equipes especializadas nesse serviço. Cada grupo tem seis colaboradores, caçambas, tratores, equipamentos manuais e cal virgem. A pintura é executada preferencialmente à noite, para não atrapalhar o trânsito intenso durante o dia, sobretudo no horário comercial. A demarcação ocorre por meio de um maquinário chamado “trapizomba”, projetado especificamente para execução do serviço. São cerca de 3.444 metros quadrados de meios-fios pintados por dia, neste ano.
Segundo o presidente em exercício da Comurg, Alisson Borges, trata-se de um cuidado a mais com a população. “A demarcação auxilia na sinalização de trânsito e objetiva chamar a atenção para a segurança de pedestres e condutores de veículos”, pontua. Os serviços da Comurg podem ser solicitados pelos aplicativos Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98596-8555, ou pelo teleatendimento (62) 3524-8555.
Leia mais sobre: Comurg / Limpeza Urbana / Prefeitura de Goiânia / Cidades