A Agência Municipal do Meio Ambienta (Amma) prevê a retirada de mais árvores da Avenida Goiás devido às obras do BRT, conforme disse o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento do órgão, Ormando José Pires Jr., durante entrevista à Rádio Bandeirantes, nesta segunda-feira (24/10).
Ele ressalta, porém, que, para cada árvore retirada, 15 outras devem ser plantadas na região. A tendência é a de que as próximas retiradas ocorram antecipadamente, a exemplo da recente ação na Avenida Goiás. “Temos nos antecipado e, à medida que o trecho é apresentado para que a Amma autorize a extirpação, estamos cobrando que o plantio seja feito de maneira antecipada.”
“Foi feito um acordo entre as partes. A Amma, primeiro, identifica quantas árvores vai autorizar e enumera quantas árvores deverão ser plantadas como forma de compensação ambiental. O BRT autoriza e determina. A Comurg faz o plantio. E, aí sim, damos o parecer favorável para que seja iniciada a obra e a retirada dessas árvores”, explicou Ormando.
De acordo com o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da Amma, a retirada de árvores é feita “baseada na essencialidade da obra do BRT”. E plantio de novas mudas, pontua ele, faz parte desse processo. “Cabe à Amma atenuar impactos que obras ocasionam”, frisou.