22 de novembro de 2024
Obras do BRT

Mais árvores serão retiradas da Avenida Goiás, diz superintendente da Amma

Ormando José Pires Jr. ressaltou que mudas serão plantadas para recompensar
Árvores retiradas na Avenida Goiás (Foto: Victor Tavares/Diário de Goiás)
Árvores retiradas na Avenida Goiás (Foto: Victor Tavares/Diário de Goiás)

A Agência Municipal do Meio Ambienta (Amma) prevê a retirada de mais árvores da Avenida Goiás devido às obras do BRT, conforme disse o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento do órgão, Ormando José Pires Jr., durante entrevista à Rádio Bandeirantes, nesta segunda-feira (24/10).

Ele ressalta, porém, que, para cada árvore retirada, 15 outras devem ser plantadas na região. A tendência é a de que as próximas retiradas ocorram antecipadamente, a exemplo da recente ação na Avenida Goiás. “Temos nos antecipado e, à medida que o trecho é apresentado para que a Amma autorize a extirpação, estamos cobrando que o plantio seja feito de maneira antecipada.”

“Foi feito um acordo entre as partes. A Amma, primeiro, identifica quantas árvores vai autorizar e enumera quantas árvores deverão ser plantadas como forma de compensação ambiental. O BRT autoriza e determina. A Comurg faz o plantio. E, aí sim, damos o parecer favorável para que seja iniciada a obra e a retirada dessas árvores”, explicou Ormando.

De acordo com o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da Amma, a retirada de árvores é feita “baseada na essencialidade da obra do BRT”. E plantio de novas mudas, pontua ele, faz parte desse processo. “Cabe à Amma atenuar impactos que obras ocasionam”, frisou.


Leia mais sobre: / / / Cidades