05 de dezembro de 2025
Solidariedade • atualizado em 13/10/2025 às 12:21

Maior Natal gratuito do Brasil terá 3 milhões de luzes e show de Aline Barros em Goiânia

Entre os destaques deste ano está o show especial da cantora Aline Barros, considerada uma das maiores vozes da música gospel brasileira
A expectativa é superar o recorde do ano passado e reunir mais de 1,8 milhão de visitantes, vindos de diferentes regiões do Brasil. Foto: Secom.
A expectativa é superar o recorde do ano passado e reunir mais de 1,8 milhão de visitantes, vindos de diferentes regiões do Brasil. Foto: Secom.

O Natal do Bem 2025 promete ser a maior e mais encantadora celebração natalina gratuita do país. Realizado pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o evento acontecerá entre 14 de novembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A expectativa é superar o recorde do ano passado e reunir mais de 1,8 milhão de visitantes, vindos de diferentes regiões do Brasil.

Nesta edição, o público poderá desfrutar de uma estrutura ampliada e repleta de novidades, com 3 milhões de pontos de luz, uma árvore de 40 metros, túnel de LED imersivo, carrossel, roda-gigante, trenzinho, além de novas vilas temáticas e esculturas em 3D que retratam o universo natalino e a rotina do Papai Noel. O complexo reunirá 16 atrações fixas e uma programação artística diária com shows, espetáculos e desfiles temáticos.

Programação diária e novas atrações

Os portões se abrem às 18h, com o acendimento das luzes às 19h, seguido pelo Desfile Natalino e diversas atrações artísticas no Palácio da Música e no Coreto da Vila do Papai Noel. A noite segue com pocket shows como Mundo Encantado, Roda Mágica, Viagem dos Sonhos e Prisma, além da Cerimônia do Apagar das Luzes de Natal, às 23h, e encerramento na Vila Gastronômica à meia-noite.

Entre os destaques deste ano está o show especial da cantora Aline Barros, considerada uma das maiores vozes da música gospel brasileira. A apresentação será realizada no Palácio da Música, em uma parceria com o Sesc e a Fecomércio, e promete emocionar o público com um repertório de fé e esperança.

Estrutura ampliada e acessibilidade

O evento contará com 27 quiosques na Vila Gastronômica, que oferecerão pratos sociais a preços acessíveis. Também haverá 12 mil vagas de estacionamento gratuitas e quatro linhas de ônibus que facilitarão o acesso ao local, duas regulares (terminais Praça da Bíblia e Isidória) e duas gratuitas, com saídas da Praça Cívica e do Shopping Flamboyant.

A segurança e a acessibilidade estão garantidas: equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, PRF e serviços de saúde estarão de prontidão durante todo o evento. O espaço também oferecerá rampas de acesso, piso tátil e empréstimo de cadeiras de rodas, além de intérpretes de Libras em apresentações.

Um Natal feito com coração

Durante o lançamento do evento, a primeira-dama de Goiás e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, destacou a dimensão social e afetiva do projeto: “Nós temos muitas novidades e eu fico muito feliz de estar aqui com toda essa equipe construindo o maior Natal gratuito do país. Aqui você não paga nada para interagir, ver o Papai Noel, participar dos projetos. O Natal do Bem é a expressão mais bonita do trabalho social feito em Goiás”, afirmou.

Gracinha ressaltou que o evento cresceu exponencialmente desde sua criação. “Começamos com 90 mil visitantes na Praça Cívica. Quando viemos para o Oscar Niemeyer, já foram quase 200 mil, e no ano passado alcançamos 1,5 milhão de visitantes. Agora, esperamos ultrapassar 1,8 milhão. Recebemos pessoas de 17 estados, o que mostra o quanto o Natal do Bem é um orgulho para Goiás”, disse.

A primeira-dama também agradeceu o apoio dos patrocinadores: Flamboyant Shopping, Instituto Flamboyant, Equatorial Energia, O Boticário, Saneago e Sesc e reforçou o caráter inclusivo da festa: “O que mais me alegra é ver prefeitos e primeiras-damas do interior trazendo ônibus cheios de famílias em vulnerabilidade para sonhar e viver o espírito do Natal. Esse é o sentido do Natal do Bem: espalhar esperança”, completou.

Mais luz, mais magia e mais inclusão

O Natal do Bem 2025 contará com 300 apresentações culturais ao longo do período, incluindo espetáculos teatrais, corais, shows musicais e o tradicional Desfile Natalino, que este ano terá 118 artistas e seis alas temáticas. O presépio será interativo, com personagens vivos.

Entre as vilas temáticas, destaque para a Vila do Papai Noel, Vila dos Brinquedos, Vila Gelada, Vila Gastronômica e a Floresta Mágica de Natal, além do novo Túnel de LED, que proporcionará uma experiência imersiva aos visitantes. Haverá ainda distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce durante as noites de programação.

Natal em toda a cidade

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou que o espírito natalino também será levado aos bairros da capital. “Estamos nos programando para fazer 14 praças decoradas neste Natal. Queremos espalhar a alegria por toda a cidade, não concentrar em um único ponto”, afirmou.

Mabel explicou que a Praça da Matriz e outros espaços públicos também receberão decoração e eventos natalinos, com uma proposta mais moderna e dinâmica. “Queremos modernizar e diversificar a decoração. O Natal de Goiânia vai estar em todas as regiões, com muito carinho, emoção e qualidade”, disse o prefeito.

Encanto e solidariedade

Considerado o maior Natal gratuito do Brasil, o Natal do Bem 2025 une arte, cultura e solidariedade em uma celebração que emociona visitantes de todas as idades. Para Gracinha Caiado, o evento é mais do que um espetáculo: “Pensamos em cada detalhe para proporcionar um espaço acolhedor e alegre. Essa é a maneira de o Goiás Social trabalhar: levando esperança e alegria, especialmente para aqueles que mais precisam”, concluiu.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado