A Inpasa, maior fabricante de etanol de grãos do país, vai instalar sua primeira sede em Goiás, na cidade de Rio Verde. O anúncio foi feito pelo Governo de Goiás, nesta terça-feira (15). A empresa de biorrefinaria vai investir cerca de R$ 2,5 bilhões na construção da nova sede, que prevê a geração de cerca de 3 mil empregos, dos quais mil serão diretos.
A instalação da nova biorrefinaria evidencia o potencial produtor de Goiás e o ambiente favorável para novos negócios. O Estado possui alta disponibilidade da matéria-prima utilizada na fabricação dos biocombustíveis e infraestrutura logística ideal para o escoamento da produção.
Em videoconferência, direto do Japão, onde cumpre agenda oficial, o governador Ronaldo Caiado (UB) falou com o CEO da Inpasa, José Lopes. Caiado celebrou a escolha por Goiás, ao lado do prefeito de Rio Verde, Welington Carrijo; do secretário municipal de Indústria e Comércio, Denimarcio Borges; do ex-prefeito, Paulo do Vale; e do deputado estadual Lucas do Valle.
De acordo com o governador, a Inpasa vai comprar boa parte da produção goiana de milho para o processamento de etanol. “Essa instalação em Rio Verde vai gerar milhares de empregos e ainda absorver, só da safra goiana, mais de 2 milhões de toneladas de milho. Isso é desenvolvimento, tecnologia, emprego, é Goiás sendo realçado no cenário internacional”, afirmou.
A empresa
A Inpasa é uma empresa paraguaia, fundada em 2006, e chegou no Brasil em 2018. Desde então, é a maior biorrefinaria de etanol de grãos do país, com operações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A usina de Rio Verde será a primeira unidade da empresa em Goiás. Sua capacidade operacional permite o processamento de 35 mil toneladas de milho e sorgo por dia, e a armazenagem de 6,2 milhões de toneladas de grãos.
Leia mais sobre: Biorrefinaria / Fabricante de etanol / Governo de Goiás / Inpasa / Cidades / Economia

