05 de dezembro de 2025
Cultura e Memória • atualizado em 23/10/2025 às 11:46

Maior exposição já feita sobre primeiro prefeito de Goiânia será inaugurada na antiga Estação Ferroviária

A mostra será aberta na antiga Estação Ferroviária da capital e ficará disponível para visitação gratuita até o dia 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Com mais de 200 peças históricas, a exposição promete uma imersão inédita na vida do primeiro gestor da capital goiana. Foto: Divulgação.
Com mais de 200 peças históricas, a exposição promete uma imersão inédita na vida do primeiro gestor da capital goiana. Foto: Divulgação.

A vida e a trajetória de Venerando de Freitas Borges, primeiro prefeito de Goiânia, serão celebradas em grande estilo a partir da próxima terça-feira, 28 de outubro, às 19h, com a inauguração da maior exposição já realizada em Goiás sobre sua história. A mostra, que tem curadoria do jornalista Iúri Rincon Godinho, será aberta na antiga Estação Ferroviária da capital e ficará disponível para visitação gratuita até o dia 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com mais de 200 peças históricas, a exposição promete uma imersão inédita na vida do primeiro gestor da capital goiana. O público poderá ver de perto objetos originais usados por Venerando, como o relógio que marcava o início e o fim do expediente na prefeitura, além da mesa e da cadeira de seu gabinete. Entre os destaques estão reproduções em tamanho real do ex-prefeito e de dez personalidades que marcaram os primeiros anos de Goiânia, entre elas o interventor Pedro Ludovico Teixeira, fundador da cidade, e o arquiteto Attilio Corrêa Lima, responsável pelo projeto urbanístico original.

O acervo também inclui um documentário inédito sobre o ex-prefeito, que antes da vida pública foi professor de Contabilidade no antigo Liceu da Cidade de Goiás. Fotografias originais, documentos pessoais, mapas da Goiânia antiga, o diploma de prefeito de 1950 e o Correio Oficial que noticiou a visita de Getúlio Vargas ao estado em 1940 fazem parte da coleção. Um dos itens mais raros é um quadro autografado por Juscelino Kubitschek em homenagem a Venerando.

Aos 28 anos, Venerando foi convidado por Pedro Ludovico para administrar uma cidade ainda em construção. Nomeado em 1935, comandou Goiânia por uma década, até 1945, e voltou ao cargo em 1950, dessa vez eleito pelo voto direto. Ao longo da vida, também exerceu os cargos de deputado estadual, ministro do Tribunal de Contas do Estado e superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

Maior exposição já feita sobre primeiro prefeito de Goiânia será inaugurada na antiga Estação Ferroviária (2)
Nomeado em 1935, Venerando comandou Goiânia por uma década, até 1945, e voltou ao cargo em 1950, dessa vez eleito pelo voto direto. Foto: Divulgação.

A exposição é realizada com recursos do Programa Goyazes, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e tem execução da Contato Comunicação, com patrocínio da Art Lens. O evento conta ainda com o apoio da Academia Goiana de Letras e da União Brasileira de Escritores – Seção Goiás.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Goiânia / Notícias do Estado