07 de agosto de 2024
Cidades

Maior evento de Regulação de Vagas pelo SUS foi iniciativa inédita  em Goiás 

Jackson Rodrigues e Lucas Lima
Jackson Rodrigues e Lucas Lima

Abordar o Complexo Regulador de Goiânia e todo o processo que envolve a disponibilização de vagas para internação, exames e consultas foi o objetivo do I Workshop em Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. O Prefeito de Goiânia, Iris Rezende, participou da abertura , acompanhado da Secretária de Saúde Fátima Mrué, e da representante da PUC-GO, professora Milca Severino. O evento realizado na última terça-feira, em Goiânia, foi considerado um marco nas discussões sobre o assunto.

O  médico e gestor público estadual  Fausto Jaime,  afirmou que o evento contribui para a  possibilidade de se fazer intervenções  no que há de mais importante na gestão impactando o sistema como um todo. “É importante reunir todos os envolvidos, Estado, municípios do interior, hospitais e gestão municipal para que  os problemas de regulação sejam resolvidos de forma integrada”- disse o gestor público estadual.

No debate sobre a Regulação e Suas Dimensões o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás, Haikal Helou, também elogiou a realização do workshop e reafirmou a necessidade de uma regulação eficiente para atender a demanda cada vez maior de alta complexidade. “A estrutura tem que estar adequada, nós temos instituições demais,há de se haver um sistema de qualificação da estrutura para tratar daquele paciente que necessita de determinada vaga, quem vai controlar, quem vai receber. O número de vagas diminuiu muito nos últimos anos, então hoje tem mais gente demandando uma oferta menor, e tudo isso começa com esses diálogos e pactuações”.

Os fluxos e protocolos dos Complexos Reguladores, a relação com o serviço de Atenção Básica também foram abordados. O Diretor Geral do Complexo Regulador em Saúde do Distrito Federal, Sandro Rodrigues Batista, explicou que as melhores evidências científicas apontam que a  Atenção Primária  é hoje a parte mais importante para se ordenar o sistema de regulação. “A população tem acesso à saúde conforme a necessidade, as equipes são mais próximas às casas das pessoas e é possível uma melhor avaliação dessas pessoas para serem encaminhadas ou não para a Atenção Secundária e Terciária. Nessas evidências, se traz menor mortalidade, menor taxa de internação hospitalar, melhor qualidade de vida para essas pessoas e melhor satisfação com a sua saúde. Trazendo esse debate para cá , que discute esse complexo regulador que tem esse segundo momento de necessidade das pessoas é extremamente importante.”

A Judicialização e Equidade e a portaria do Ministério da Saúde  a Vaga Zero também foi tema de debate no Workshop. Mais de 300 pessoas participaram do evento entre profissionais da saúde e da justiça , gestores, secretários, assistentes sociais, administradores e servidores públicos.

O Workshop em regulação foi idealizado e coordenado pela Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué. “É um evento que trouxe transformações não só para a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, mas para todos os outros secretários de outras cidades que participaram, para todos os representantes de instituições filantrópicas públicas e privadas e estudantes. Todos saíram engrandecidos daqui, absorveram conhecimento sobre um assunto tão importante e um tema que direciona todo o sistema de saúde que é a regulação  do serviço de saúde”.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários