05 de janeiro de 2025
Cidades

Maio Amarelo: Atlético e Vila na torcida por um trânsito melhor

No próximo sábado o Trânsito e futebol se encontram no Serra Dourada, durante o jogo de Atlético e Vila Nova pela Série “B” do Brasileirão.

O Detran-GO, em parceria com apoiadores do Maio Amarelo em Goiás irá desenvolver ações que chamam atenção para a importância de se combater também a violência no trânsito.

Durante a partida, serão disponibilizados aos torcedores pit stop da saúde, blitz educativa, e simulação de resgate de vítima de acidentes. As ações têm o apoio dos dois clubes, do Serra Dourada, da Secretaria Estadual da Saúde, do Observatório da Mobilidade e Saúde Humana, do Corpo de Bombeiros e do Conselho Estadual de Trânsito.

 “Este é o espírito do movimento unir forças, por meio de ações coordenadas para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de mudanças de comportamento do trânsito”, ressalta Manoel Xavier Ferreira Filho, presidente do Detran-GO.

Educadores de trânsito do Detran-GO estarão no Serra Dourada a partir das 15h. Três equipes realizarão blitz educativa, abordando os torcedores e distribuindo material educativo.

 “Cerca de 43 mil brasileiros perdem a vida no trânsito por ano. Em Goiás, são mais de 2 mil vítimas. Temos que repensar a questão. A proposta é estimular a reflexão sobre o papel de cada um na construção de um trânsito melhor”, destaca Manoel Xavier.

A Secretaria da Saúde e o Observatório da Mobilidade e Saúde Humana também abraçou o movimento Maio Amarelo. Eles promoverão um pit stop para atender torcedores.

O Maio Amarelo é um movimento mundial, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Numa ação coordenada entre o poder público e a sociedade, busca-se colocar em pauta o tema segurança viária, promovendo atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários.


Leia mais sobre: Cidades