O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lançará no próximo dia 2 o Movimento Maio Amarelo com foco na responsabilidade cada pessoa na contribuição de um trânsito mais seguro, sejam condutores, motociclistas, ciclistas ou pedestres.
Com o tema “Nós somos o trânsito”, o movimento contará com participação de vários órgãos estaduais e entidades, além da inciativa privada, como o Batalhão Rodoviário, Conselho Estadual de Trânsito, Universidade Estadual de Goiás, despachantes, Centros de Formação de Condutores, entre outros.
O lançamento da campanha está programado para ocorrer no Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF-GO), na BR-060, na saída para Anápolis. A solenidade contará também com a presença do governador de Goiás, José Eliton (PSDB), e do superintendente da PRF em Goiás, inspetor Álvaro Resende Filho.
Dados
De janeiro a dezembro aproximadamente 44 mil pessoas morrem em virtude de acidente de trânsito. Apesar do alto índice, o número está reduzindo a cada ano. Em 2014 foram registradas 32,5 mortes em acidentes terrestres para cada mil habitantes em Goiás, enquanto em 2016, foram registradas 25,9 mortes, conforme o Datasus.
“São vidas que poderiam ser poupadas se todos respeitasse as leis, os outros e a vida no trânsito, tendo em vista que mais de 90% dos acidentes são causados por falha humana. A mudança deve partir de cada um, não só das entidades ou governos. É a nossa atitude no dia a dia, que construirá um ambiente de respeito mútuo e de exercício pleno da cidadania”, destaca o presidente do Detran-GO, Flávio Murilo.
Leia mais:
- Goiano infrator bate recorde de velocidade no Maio Amarelo
- Ciclista morre após acidente na Avenida Goiás Norte
- Agetop disponibiliza registro eletrônico de acidentes
Leia mais sobre: Cidades