O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, abriu a residência oficial na manhã deste sábado (6), para articular a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) no plenário da Casa. Ao final do encontro, Maia afirmou que espera aprovação da reforma na Câmara com uma “boa margem” de votos.
A PEC da Previdência precisa obter, no mínimo 308 votos em dois turnos de votação, número correspondente a 60% dos 513 parlamentares da Casa.
“Nós temos que ter a tese de que o importante é ganhar. Então, nós vamos ganhar, com uma boa margem para uma matéria que, até um ano atrás, era muito difícil você chegar neste momento com uma perspectiva de vitória.”, disse Maia após a reunião com os líderes.
Embora tenha sinalizado otimismo com uma vitória com folga, Maia evitou dar uma estimativa de votos.
O relatório aprovado pela comissão especial na última quinta-feira (4), deve começar a ser analisado na terça-feira (9). Maia afirma que há chance de, já na próxima semana, aprovar a PEC na Câmara em dois turnos.
As negociações para a votação no plenário vão se estender ao longo do fim de semana e da segunda-feira (8). Neste domingo (7), Maia deve receber o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para alinhar o calendário de votação. Na segunda-feira, ele voltará a conversar com líderes.
Leia mais sobre: PEC / Plenário / Reforma da Previdência / Rodrigo Maia / Votação / Política