Prefeito de Aparecida de Goiânia e vice-presidente da frente nacional do Prefeitos destaca a importância da contratação de médicos estrangeiros para suprir carencias no setor de saúde.
O prefeito Maguito Vilela (PMDB) participou do lançamento do programa federal “Mais Médicos”, que tem o objetivo de aumentar o número de médicos atuantes na rede pública de saúde em regiões carentes, e permite a vinda de profissionais estrangeiros ou de brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma.
O Prefeito afirmou que “Essa foi uma das reivindicações da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) ao governo federal que agora está sendo atendida. Muitos municípios se beneficiarão da medida, que tem critérios muito bem definidos, que priorizam os médicos brasileiros. Mas foi uma medida necessária, diante das dificuldades vivenciadas em todo o país no setor de Saúde”.
A previsão do Ministério da Saúde é que até 18 de setembro todos os profissionais escolhidos dentro do “Mais Médicos” estejam atuando no país. O programa é instituído por meio de medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff, e regulamentado por portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação.
A MP também institui a abertura de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017 e, a partir de 2015, aumenta em dois anos a grade curricular das faculdades públicas e particulares de medicina, com formação voltada à atenção básica (1º ano) e setores de urgência e emergência (2º ano). Neste período, os alunos terão uma autorização temporária para o exercício da medicina, e ganharão uma bolsa para atender no SUS.
Leia mais sobre: Cidades