13 de agosto de 2024
Leandro Mazzini

Magoada, Foster desabafa: ‘Estou lambendo as feridas’

 

A ex-presidente da Petrobras Maria das Graças Foster revelou a uma amiga que está magoada e ‘lambendo as feridas’. O desabafo surge neste fim de semana em que está prevista a publicação da lista dos denunciados no caso do Petrolão, falcatruas de gestões passadas que caíram no seu colo. Discreta desde que saiu da estatal, ela vive com o marido no apartamento em Copacabana, cuida de oito gatos e leva uma vida normal de carioca, saudosa de um conselheiro: ‘Brizola, meu líder eterno, sempre dizia isso (lamber as feridas), quando precisava de um tempo depois de ter sido muito magoado’.

Vale lembrar

A despeito de Graças ser funcionária há anos, os casos de corrupção ocorreram na gestão do ex-presidente José Gabrielli e de José Eduardo Dutra (BR Distribuidora).

Foi tarde

Quando descobriu indícios da lambança, Graças Foster teve aval da presidente Dilma e demitiu, em março de 2013, Paulo Roberto Costa – alvo da PF um ano depois.

Mundo x Cid

O federal Danilo Forte (PMDB-CE) ataca o ministro Cid Gomes, que acusou deputados de ‘achacadores’: ‘O irmão dele (Ciro) passou quatro anos aqui e ele não disse nada’.

Enfim, Casa do Povo

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, lançará a Câmara Itinerante – a Mesa Diretora percorrerá as capitais e cidades-pólo durante o ano para realizar audiências públicas. É promessa de campanha para o cargo, e um jeito de limpar a imagem dos deputados, numa aproximação popular que, segundo os parlamentares, falta à presidente Dilma.

Barrados..

A forte bancada cristã (evangélicos, católicos e puxas-sacos do presidente Cunha) – mais de 300 deputados – já fez uma lista proibida para a pauta deste ano. Estão de olho em dois itens da lista de votações, sobre casamento gay e jogos ilegais.

..no plenário

A turma da fé quer barrar votação do PL 580/07, sobre contrato civil da união homoafetiva, e o PL 442/91, que legaliza o Jogo do Bicho. Um artigo do PL 7633/14, de Jean Willys (PSOL-RJ) causa confusão. Cita abortamento durante parto humanizado.

Tudo como está

Os líderes dos partidos votaram sobre como seria a semana parlamentar: ‘Segunda a quarta’ ficou com 9 votos; e ‘terça a quinta’ obteve 11. A agenda fica como é.

A herdeira

Com a prisão do pai, uma jovem filha do ex-senador enrolado Luiz Estêvão passou a comandar o diretório do PRTB em Brasília. Ela deve ser lançada a federal em 2018.

Filhos de peixe

A hereditariedade do Poder chama atenção no perfil dos federais. Muitos eleitos pela primeira vez são filhos de ex-deputados, e já chegam presidindo comissões. Caso de Clarissa Garotinho (Transportes) e Irajá Abreu (Agricultura), filho da ministra Kátia.

PDT 2.0

O presidente do PDT, Carlos Lupi, lançará na segunda-feira campanha nacional de filiação na tentativa de reforçar a legenda de olho na disputa municipal. Ainda modesto. No Estado do Rio, meta é eleger dois prefeitos.

Cartolas em campo

Amauri Escudero, apadrinhado do governador Beto Richa, será o vice na chapa de Hélio Cury na disputa pela reeleição na presidência da Federação Paranaense de Futebol. O adversário é Ricardo Gomyde, do PCdoB, com apoio em peso da CBF.

Mandando bala

O deputado Delegado Valdir (PSDB-GO) entregou na Embaixada da Indonésia uma carta de desculpas, em seu nome, pelo fato de a presidente Dilma ter devolvido as credenciais do indicado daquele país para a Embaixada no Brasil.

Rasante

Segundo Valdir, corre o risco agora a compra, pela Força Aérea da Indonésia, de 16 aviões de indústria brasileira.

Ex é F!

Presidente do PRTB, ex-aliado do governo, Levy Fidelix diz que ‘O Brasil será outro após dia 15’, quando ocorrem manifestações contra a presidente Dilma.

Ponto Final

Bate-boca na CPI da Petrobras ontem parecia briga de bêbado. Como diz Sérgio Reis, o novo deputado federal, ‘nessa Casa tem goteira…’

Com equipe DF, SP e Nordeste

 


Leia mais sobre: Leandro Mazzini

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários

Recomendado Para Você

Leandro Mazzini

Pizzolato na Papuda

Leandro Mazzini

A blindagem do juiz Sérgio Moro