“Algo que todos apreciamos em um gestor público é o cumprimento da palavra empenhada”, afirmou hoje, em seus perfis nas redes sociais, o maestro da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Eliseu Ferreira, em referência ao governador José Eliton que, atendendo à sua demanda e dos alunos do Itego em Artes Basileu França, proporcionou a conquista de novo espaço para a escola e melhoria da estrutura. A partir da próxima semana, o Basileu começa a ocupar o prédio que antes pertencia à Secretaria Cidadã.
“Cerca de dois anos atrás (quando ainda era diretor do Basileu França) procurei o então vice-governador José Eliton, solicitando a disponibilização do espaço da Secretaria de Cidadania para ampliar as atividades do Basileu França. Expliquei para ele os motivos e ele, sensibilizado, disse que faria gestão para isso e que assim que assumisse como governador de fato efetivaria o pleito, se não conseguisse antes”, explicou, na postagem em seus perfis do Facebook e Twitter.
Eliseu frisou que a conquista foi possível graças ao empenho pessoal de José Eliton. “Como essas questões são complexas, envolvendo mudança de serviços, funcionários, dentre outras, só agora foi possível efetivar a ampliação. É preciso ressaltar que isso está acontecendo pelo empenho pessoal do Governador José Eliton. Tenho presenciado isso. A partir dessa semana, o Basileu França começa a ocupar o prédio que antes pertencia à Secretaria Cidadã. E todos ganharam com as mudanças”, declarou, no texto.
Eliseu também ressaltou que o Itego Basileu França terá condições de ampliar suas atividades, além de resolver inúmeros problemas de espaço que afligem os mais de 5 mil alunos. “Os servidores da Secretaria Cidadã e a população que busca os seus serviços ganharam um espaço melhor na Praça Cívica, no antigo prédio do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Vida longa ao Basileu França”, comemorou.
Itego Basileu França ganha mais espaço
Com a cessão da antiga sede da Secretaria Cidadã, o Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) em Artes Basileu França ganha mais espaço físico para desenvolver suas atividades, garantindo mais conforto e comodidade aos seus 5.300 alunos e 196 professores e servidores administrativos.
O secretário de Desenvolvimento (SED), Leandro Ribeiro, visitou recentemente as instalações do Basileu e do prédio anexo e autorizou o início imediato das obras de adaptação para abrir mais 64 salas de aulas. Com isso, a escola deixa de funcionar em prédios alugados, gerando economia anual de mais de R$ 200 mil aos cofres públicos.
A partir da próxima segunda-feira(13), o Basileu França passa a ocupar o local, que foi doado oficialmente para o Instituto, no último dia 7 de maio. O termo de doação já foi assinado pelo Governo de Goiás e atualmente se encontra na Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).
A reestruturação física do local será rápida e simples para facilitar a transferência de alguns departamentos, uma vez que o prédio está em bom estado de conservação. Segundo a diretora do Basileu França, Lóide Magalhães, a princípio, algumas divisórias serão retiradas porque são necessárias salas amplas para abrigar as orquestras e os balés. Além disso, haverá a criação de novas salas de aula para cursos de música, dança e demais áreas. Também será feito um piso flutuante em madeira, específico para bailarinos.
A diretora do Basileu França destaca ainda os investimentos do Governo de Goiás na educação profissional artística e cultural do Estado. “Essa ampliação vai aumentar o atendimento e amenizar a demanda do Basileu França, além de possibilitar a inclusão de mais pessoas na profissionalização artística, democratizar a arte e organizar o espaço físico por áreas de cursos oferecidos”, conclui.
O Itego Basileu França oferece inúmeros cursos de formação profissional nas áreas de música, dança, teatro, circo, artes visuais, arte-educação e arte-inclusão. Os estudantes assistem aulas e praticam atividades na sede da instituição, em Goiânia, e também em três colégios tecnológicos (Cotecs), localizados em Itumbiara, Senador Canedo e Bela Vista. Brevemente, serão inaugurados mais dois Colégios Móveis em Goianira e Nerópolis.
O Itego em Artes Basileu França, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), é administrado pela Organização Social (OS) Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon).
Na visita ao Itego Basileu França, o Secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Leandro Ribeiro, esteve acompanhado do superintendente Executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Roberto da Piedade Francisco, do Chefe de Gabinete de Gestão de Capacitação e Formação Tecnológica, Fernando Jorge de Oliveira, do secretário de Estado da Cidadania, Murilo Mendonça, e de representantes do Centro de Gestão em Educação Continuada (Cegecon).
Leia mais sobre: Cidades